Perigo! Novo truque no Windows 10 provoca bloqueio total!

O Windows 10 está com vários problemas estranhos. Outro dia falámos de um comando que dá cabo de todos os dados que está no disco. Agora descobriu-se outro que provoca um erro de ecrã azul. E tudo é muito simples. Basta colocarmos uma linha na barra de endereço do browser ou através de outro comando no Windows 10 e temos um bloqueio muito grave.

Perigo! Novo truque no Windows 10 provoca bloqueio no PC!

Em Outubro, um investigador de segurança publicou no Twitter um comando que fazia com que o Windows 10 ficasse bloqueado com um erro de ecrã azul quando se introduzia um endereço no Chrome.

Há varias formas de se aproveitar o comando. Assim estão a nascer aplicações específicas para isto. Assim que a app é executada bloqueia de imediato o PC. Agora imaginem que alguém coloca uma destas apps a ser executada sempre que surge o ecrã de login? Não podemos voltar a usar o PC até que este problema seja resolvido! Isto de facto é algo muito grave.

O site BleepingComputer já fez vários testes acerca disto. Entretanto descobriu que este bug continua presente no Windows 10 versão 1709. Até agora ainda não foi possível testar noutras versões.

Windows 10 bloqueio

O que é parvo é a facilidade com que tudo isto se faz. Basta digitarmos este endereço no browser \\.\globalroot\device\condrv\kernelconnect ou abrirmos esta localização noutro sítio qualquer do Windows e já está. PC encravado de forma instantânea.

Ainda não se sabe se este problema pode levar a outras situações. No entanto, mandar um PC abaixo já é estrago suficiente. Sobretudo se tivermos a meio de algo importante. 

Mas há uma situação que pode ser ainda mais grave. Basta um atacante conseguir entrar numa rede de computador. Se executar este comando em todos manda toda a rede abaixo. Numa empresa isto pode tornar-se numa situação muito grave.

Este é mais um problema estranhar que se vem juntar a outro que relatámos no início da semana passada.

Windows 10 bloqueio

O Windows 10 está com uma falha muito grave que o pode levar a perder tudo! Dito isto, alguém que não seja propriamente bonzinho pode arrasar o seu disco formatado em NTFS. Tudo com um simples comando. O pior de tudo é que isto é relativamente simples de se fazer. Há truques por todo o lado e alguns mais vale manter longe.

Em vários testes efetuados pelo site BleepingComputer, este comando pode chegar de forma escondida dentro de um ficheiro de atalho do Windows, um ZIP ou vários outros vetores. Deste modo consegue ativar um sistema que vai corromper o índice do sistema de forma instantânea.

Pode ler mais aqui.

Entretanto tenha cuidado de não executar o comando que está no link que referimos acima. Isto para não ter problemas no PC.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub