Inicio Auto Perigo! Scooter Xiaomi M365 pode ser controlada remotamente

Perigo! Scooter Xiaomi M365 pode ser controlada remotamente

Um problema com os dispositivos inteligentes é que estão susceptíveis a serem atacados. Isto realmente é um perigo. Às vezes quando penso nestas coisas, vem-me à mente os perigos que podem oferecer os automóveis mais recentes. Já imaginaram alguém começar a controlar o automóvel que estamos a conduzir? E se for uma trotinete, também chamada de scooter elétrica? Foi exatamente isto que aconteceu com o conhecido modelo M365 da Xiaomi.

Xiaomi M365

Xiaomi M365: uma vulberabilidade permite o controlo à distância

De facto, devido a uma vulnerabilidade, este modelo pode passar a ser controlado por um utilizador mal intencionado. Assim, é possível acelerar ou travar a trotinete remotamente. Já imaginaram as consequências?

Isto não é novo. Já vimos criminosos a contornarem sistemas de carros, altifalantes e muito mais no passado. Agora é a vez das scooters elétricas.

Xiaomi M365

De facto são meios de transporte cada vez mais populares e muito utilizados em cidades movimentadas.

É por esse motivo que esta possibilidade de controlo remoto pode ser perigosa. Claro que não estamos a falar da maioria das trotinetes presentes nas cidades, mas sim deste modelo específico, a Xiaomi M365.

A revista Wired abordou o facto e refere que o problema está relacionado com o módulo Bluetooth que permite que a scooter faça a ligação com a aplicação para dispositivos móveis.

Xiaomi M365

Um grupo de investigadores descobriu que se conseguem ligar à scooter sem necessitarem de uma palavra-passe ou qualquer outra forma de identificação.

Através deste método conseguem que a scooter ande de forma mais rápida ou mais lenta. Ao mesmo tempo também é possível instalar malware. Já imaginaram irmos a alta-velocidade e travarmos de repente?

Xiaomi M365

Quando a empresa que descobriu este problema, a Zimperium, informou a Xiaomi acerca desta questão, a gigante chinesa admitiu ter conhecimento do mesmo. No entanto, afirmou que ainda não tinha conseguido encontrar solução.

Isto acontece porque a Xiaomi adquiriu o módulo bluetooth a terceiros em vez de o ter desenvolvido de raíz. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Google Maps tem uma grande novidade para a malta da bicicleta

O Google Maps merece a confiança de milhões de utilizadores. De facto, ajuda muito nas questões de navegação e está mais completo do que...

É desta que o Microsoft Edge bate de vez o Google Chrome!

Nem sempre foi assim mas atualmente podemos dizer que o browser é das aplicações mais importantes no Windows. Neste campo há três grandes destaques....

Galaxy Z Fold 3: uma nova S Pen e uma grande novidade no vidro

Já referimos na Leak que a Samsung deve fazer ajustes aos painéis dos smartphones dobráveis. Tudo com o objetivo de que eles suportem a...

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...