Perdeu a chave do Windows? Saiba como a encontrar!

É fácil perder a chave do Windows. Pode ter, por exemplo, deitado fora o papel que veio com o seu computador. Em muitos casos, há um autocolante em alguma parte do seu PC que contém o código, mas pode ter-se desbotado, apagado ou danificado ao longo dos anos.

Felizmente, existem aplicações que procuram no Registo do Windows e extraem a chave do produto para o utilizador. É verdade que podia procurar manualmente mas na prática não ia conseguir nada. É que o código está encriptado e não ia servir para nada.

chave do Windows

Ao invés disso, pode descarregar o ProduKey ou Magical Jelly Bean KeyFinder. Ambos são utilitários gratuitos que vão conseguir aceder ao número do Windows XP, Vista, 7, 8 e – em alguns casos 10.

Chave do Windows: Como encontrar a sua chave de produto?

O Magical Jelly Bean é uma aplicação muito interessante. Pode até usá-lo para analisar uma instalação do Windows noutro disco rígido para extrair a chave se o Windows não arrancar. No entanto, vai ter de a executar num computador funcional com a mesma versão do Windows (XP ou Vista).

Como encontro minha chave de produto do Windows 10?

O Windows 10 é um caso especial, porque não necessita necessariamente uma chave de produto como as versões mais antigas. No entanto, se comprou uma cópia em caixa do Windows 10, ela estará numa etiqueta na caixa. Se, por outro lado, comprou uma cópia digital do Windows 10 deverá ter recebido a chave do produto num e-mail.

Ainda assim, se obteve a sua cópia do Windows 10 através de uma atualização gratuita, ou se ela veio com um novo PC ou portátil, pode não conseguir nada. É que a Microsoft tem um método alternativo à chave de produto chamada ‘autorização digital’.

Se por outro lado comprou um PC, portátil ou tablet com o Windows 10, deve ter algum Certificado de Autenticidade que contenha a chave do produto.

Se não tiver nada disto e necessita mesmo de deitar a mão à sua chave então experimente o ProduKey. Importa salientar que este programa pode ser sinalizado pelo seu programa antivírus, pois é uma ferramenta utilizada para extrair chaves – alguns antivírus consideram isso um vírus ou malware, mas não se preocupe pois é um método totalmente seguro.

Quanto terminar escreva a sua chave num papel e guarde-o em segurança.

Necessito de uma chave de produto para reinstalar o Windows 10?

Como a Microsoft tem a “assinatura digital” do computador desde o upgrade inicial, ela reconhece a combinação de componentes quando você faz uma instalação limpa e ativa o Windows automaticamente. Isto significa que pode saltar o ecrã que solicita a chave do produto no início do processo de instalação.

Assim, mesmo se saltar esse ecrã na instalação, o Windows 10 deverá ser ativado, desde que não tenha feito grandes alterações no seu computador. Apenas para esclarecer. A atualização de um disco rígido para um SSD não afeta nada. Nem tão pouco mudar a sua placa gráfica. No entanto, a atualização da placa-mãe e do processador provavelmente será considerada “significativa”.