Podes perder a carta de condução e nem sabes: verifica já!

Achas que tens os 12 pontos na carta? E se tiveres menos e uma carta de suspensão perdida no correio? Há um portal que te diz toda a verdade, mas quase ninguém lá vai. Se conduzes, vivem com certeza com aquele “fantasma” silencioso: será que fui apanhado naquele radar na A1? Será que aquele traço contínuo deu multa? A maioria dos condutores portugueses vive na ignorância até ao dia em que o carteiro toca à porta com más notícias (ou, pior, até serem mandados parar). Mas não tens de viver no escuro. Existe uma “sala de controlo” da tua vida na estrada, e aceder a ela é mais fácil do que pensas. Para além disso ajuda a não perder a carta de condução.

Perder a carta de condução: “Banco” dos Pontos

Desde 2016 que não somos apenas condutores; somos gestores de pontos. Começamos com 12 pontos. Se te portares bem, ganhas “bónus” (podes chegar aos 15 ou 16). Se te portares mal, eles descem.

O problema é que o sistema de notificação por carta falha. Cartas extraviadas, moradas desatualizadas (lembras-te do problema do Cartão de Cidadão?), ou simples esquecimento. Resultado: podes estar a conduzir com 4 ou 5 pontos, a um pequeno erro de perder a carta, e nem fazes ideia.

A Solução: Portal de Contraordenações

Esquece a papelada. O site que precisas de conhecer chama-se Portal de Contraordenações Rodoviárias (da ANSR). É lá que está o teu “registo criminal” da estrada.

Como ver o teu saldo agora mesmo:

Assim acede ao Portal da ANSR.

Procura a área de “Cadastro” ou “Consultar Pontos”.

A forma mais rápida de entrar? Chave Móvel Digital (sim, a mesma que usas para o Cartão de Cidadão e Finanças).

Assim que entras, a verdade aparece: vês o número exato de pontos que tens e, se tiveres sorte, a mensagem “Sem processos pendentes”. Atenção que se não tiveres conta terás de criar num instante uma, e é realmente muito rápido. Antes da chave móvel digital era mais complicado, mas agora é muito fácil conseguires ver se tens alguma infração ou não.

É complicado fazer?

Na realidade é muito fácil. Acede-se ao Portal da ANSR. Depois escolhe-se portal de contraordernações.

A seguir do lado esquerdo basta escolher-se Cartão de Cidadão.

Screenshot

Entretanto quem ainda não tiver registo terá de fazer o registo de utilizador. Na prática já está tudo preenchido. O que teremos de introduzir é o E-mail. Depois recebemos um email de confirmação para ativar a conta, definimos a password e já está!

Screenshot

O que podes encontrar lá (e que te pode salvar)

Além dos pontos, este portal mostra-te multas em fase de defesa. Imagina que foste autuado numa viagem ao Algarve há 3 meses. Assim a carta foi para a morada antiga dos teus pais e nunca a viste. O prazo para pagar ou contestar está a correr. Se fores ao portal regularmente, “apanhas” estas multas a tempo de agir, evitando que uma coima de 60€ se transforme numa penhora ou inibição de conduzir por falta de resposta.

Screenshot

A Dica Extra: Os 3 Anos de Ouro

Entretanto queres um incentivo? Assim se passares 3 anos sem cometer contraordenações graves ou muito graves (e crimes rodoviários), o sistema “oferece-te” 3 pontos extra, até um limite máximo de 15 pontos.

Por isso, entra no portal. Se vires lá o número 15, parabéns: és um condutor exemplar (e tens uma margem de manobra maior). Se vires menos de 12… cuidado redobrado.

Não deixes a tua carta à sorte do correio. Vai ao portal, confirma o teu saldo e conduz descansado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também