A Apple habituou-nos a mudanças pequenas de ano para ano. Isto ao ponto de os consumidores terem começado a apontar o dedo à marca, como nunca antes se tinha visto. Estamos a falar de um ecrã um pouco melhor, uma câmara ligeiramente mais afinada, um chip mais rápido… mas raramente algo que faça mesmo valer a pena trocar de iPhone. Quem tem um iPhone 12 ou 13, ainda está muito bem no mercado, e muitos deles nem pensam em trocar.
Aliás, a IA, que deveria ser o grande motivo para dar o salto… Falhou.
Mas, agora, pela primeira vez em muito tempo, há um motivo sólido para considerar a compra: a quantidade de memória RAM vai finalmente aumentar, e não vai ser pouco.
A eterna limitação do iPhone?
Portanto, enquanto no mundo Android já convivemos há anos com 12 ou 16 GB de RAM em flagships, a Apple manteve-se confortável com valores mais modestos.
Ou seja, a gigante Norte-Americana sempre confiou na otimização do iOS e no marketing à volta do seu chip milagroso, deixando a memória para segundo plano. O problema é que o tempo apanha todos, e a Apple não é, nem nunca poderia ser, uma exceção à regra.
As apps estão cada vez mais pesadas, a inteligência artificial vai exigir mais recursos e até as atualizações de sistema pedem cada vez mais capacidade. Teve de ser!
O salto que faltava
Os próximos iPhones vão dar um salto real de RAM. Não são todos, mas dos 4 novos modelos, 3 deles vão chegar ao mercado com 12GB de memória RAM. Isto significa um acréscimo de 4GB face às gerações passadas.
O único smartphone que fica com 8GB é o iPhone 17 ‘base’.
Mais memória significa multitasking mais fluído, maior longevidade e espaço para as tais funcionalidades de IA que a Apple tanto promete. Em vez de envelhecer rápido, o iPhone pode finalmente acompanhar o ritmo por mais anos sem se arrastar.
Vale a pena?
Se nos últimos anos trocar de iPhone era um capricho mais do que uma necessidade, este aumento de RAM pode ser o primeiro argumento realmente convincente. Pode não mudar o paradigma, mas isto significa que vais ter um iPhone muito mais preparado para o que der e vier.
Agora falta saber se a Apple não vai aproveitar a desculpa para subir ainda mais os preços.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

