Com o avanço constante da tecnologia automóvel, há um esforço claro por parte dos fabricantes em criar veículos com design futurista e linhas mais suaves. Um dos elementos mais visíveis desta tendência são as pegas das portas embutidas, popularizadas por modelos como o Tesla Model S. À primeira vista, parecem um toque de elegância e inovação. Mas será que as pegas das portas escondidas são seguras?
As pegas das portas “escondidas” nos carros são perigosas?
Ao contrário das tradicionais pegas salientes, estas novas versões mantêm-se ocultas e só se revelam quando pressionadas ou ativadas eletronicamente. O objetivo? Melhor aerodinâmica e uma estética limpa. Porém, esta aposta no design tem vindo a levantar preocupações graves.
Portas motorizadas: conforto… com riscos inesperados
Muitos dos carros que apresentam estas pegas escondidas vêm equipados com portas motorizadas. Ou seja, em vez de puxar fisicamente uma pega, o condutor ou passageiro apenas pressiona um botão e a porta abre automaticamente. Este tipo de tecnologia já é comum em bagageiras elétricas, mas está agora a espalhar-se para as portas principais.
O problema é que este sistema depende totalmente da bateria do carro. Assim se houver uma falha elétrica ou a bateria descarregar, as portas podem simplesmente deixar de abrir, o que em certas situações pode ser extremamente perigoso.
Casos reais que terminaram em tragédia
Infelizmente, existem incidentes documentados que mostram como este tipo de tecnologia pode falhar em momentos críticos. Em 2018, um homem em Cleveland ficou preso no interior do seu Cadillac XLR de 2006 depois de a bateria ter deixado de funcionar. O sistema de abertura funcionava apenas com energia elétrica, e ele esteve trancado dentro do carro durante 14 horas até que um vizinho o encontrou.
Outro caso trágico aconteceu em 2019, quando o Dr. Omar Awan perdeu o controlo do seu Tesla Model S e embateu contra uma árvore. O carro incendiou-se e, embora várias pessoas tenham tentado ajudá-lo, as pegas escondidas não se ativaram. Sem forma de abrir as portas, Dr. Awan acabou por morrer no interior do veículo.
A marca Volkswagen também teve de agir. Em 2024, emitiu um recall para todos os ID.4 vendidos entre setembro e janeiro, depois de verificar que as pegas eletrónicas podiam abrir-se sozinhas quando molhadas algo que, naturalmente, acontece com frequência em dias de chuva.
Existem alternativas mais seguras?
Alguns fabricantes têm tentado encontrar soluções intermédias, que mantenham o design moderno mas sem comprometer a segurança. Por exemplo, no Ford Mustang Mach-E, os utilizadores pressionam um botão antes de puxarem uma pega oculta. Já no Chevrolet Corvette, a pega está escondida debaixo da carroçaria, mas ainda pode ser acedida manualmente.
Curiosamente, a Fiat já nos anos 90 apresentou uma pega embutida que, ao ser pressionada de um lado, libertava uma pequena alavanca que o condutor podia puxar. Esta ideia simples foi retomada por marcas como a Tesla, Aston Martin e Hyundai.
Vale a pena trocar segurança por estilo?
Embora as pegas ocultas sejam visualmente apelativas e tecnicamente sofisticadas, os casos reais mostram que podem representar um risco sério em emergências. Mesmo com sistemas de segurança alternativos e botões manuais, a verdade é que, em situações de pânico, nem todos sabem como atuar e os segundos contam.
Se está a pensar comprar um carro com este tipo de tecnologia, certifique-se de que conhece todos os métodos de abertura manual e esteja atento a possíveis falhas. Afinal, num veículo, o design deve sempre caminhar lado a lado com a segurança.