Uma má ligação à Internet tem um impacto direto na nossa produtividade e diversão. Embora vários factores possam tornar a sua Internet mais lenta, uma das razões é que o seu router desatualizado não consegue acompanhar as exigências modernas. Assim vamos dizer-lhe quando deve pedir um router novo ao seu operador.
Quando deve pedir um router novo ao seu operador?
Velocidade reduzida e quedas de ligação frequentes
A redução da velocidade da Internet e as desconexões frequentes são sinais claros de que precisa de atualizar o seu router, especialmente se os passos tÃpicos de resolução de problemas para o acelerar não ajudarem. Ou seja, sabe aqueles telefonemas que faz para a linha de apoio e nada se resolve? É exatamente essa a situação.
Se a sua ligação, outrora rápida, tem agora dificuldades em carregar páginas Web, o streaming é interrompido com mais frequência, as sessões de jogo ou as reuniões online são frequentemente interrompidas, o problema pode estar no seu router antigo.
À medida que adiciona mais dispositivos à sua rede e a sua tecnologia avança, o seu router antigo pode não ter o poder de processamento e a memória necessários para lidar com o aumento da procura, o que leva a velocidades mais lentas e a frequentes quedas de ligação. Isto é particularmente verdade se o seu router utilizar uma versão Wi-Fi mais antiga. E acredite que há pessoas com routers muito antigos, tanto da Vodafone como da Meo e NOS.
Cobertura restrita e zonas mortas
O alcance e a intensidade do sinal dos routers mais antigos podem deteriorar-se com o tempo, resultando em áreas de ligação fracas ou zonas mortas em sua casa. Uma zona morta sem fios é um local onde o sinal Wi-Fi é fraco ou inexistente. Nessas zonas, é mais provável que haja desconexões frequentes e velocidades mais lentas.
Se tiver expandido recentemente a sua casa ou se tiver mudado para uma casa maior e o seu router antigo não conseguir fornecer cobertura total, actualize para um router que satisfaça as suas novas exigências e cubra uma área maior. Ao atualizar o seu router, escolha um com base no tamanho da sua nova casa e na área que pretende cobrir.
Entretanto os operadores como a NOS disponibilizam algumas opções que podem garantir que tem Wi-Fi em qualquer parte da casa.
Não consegue ter acesso à velocidade que está a pagar
Os routers mais antigos não suportam as normas Wi-Fi mais recentes e não têm o hardware necessário para atingir velocidades mais elevadas. Se actualizou ou está a planear atualizar para um plano de Internet mais rápido, mas o seu router não consegue fornecer a velocidade máxima de Internet fornecida pelo seu ISP, não tem outra opção senão atualizar o seu router.
Caso contrário, a velocidade da sua ligação será limitada à velocidade máxima do seu router. Por exemplo, se o seu router puder fornecer uma velocidade até 100 Mbps, mas o seu plano de Internet oferecer mais do que isso, não obterá velocidades superiores a 100 Mbps. A atualização para um router que suporte Wi-Fi 5, 6, 6E ou 7 garante que pode tirar partido da velocidade pela qual está a pagar.
Sobreaquece
Se o router estiver excessivamente quente ao toque, quase como se estivesse a arder, deve colocá-lo numa área bem ventilada, elevá-lo do chão e limpar as aberturas de ventilação. Se estes passos não ajudarem, o sobreaquecimento pode indicar vários outros problemas.
Entretanto com o aumento do número de dispositivos, o router pode estar a trabalhar mais para gerir o tráfego de dados. Também o desgaste interno pode tê-lo degradado ou o mecanismo de arrefecimento pode não funcionar eficientemente. Isto devido a um bloqueio temporário ou a um problema permanente.
O sobreaquecimento pode causar encerramentos súbitos, reinÃcios frequentes e queda de ligações. Assim é mais provável que um router sobreaquecido reduza o seu desempenho, resultando em problemas persistentes e velocidades instáveis.
Com a chegada da DIGI e com os operadores a terem de rever algumas das suas condições é sem dúvida uma boa altura para pedir um router novo ao seu operador.