Se porventura precisares de assistência técnica, em um qualquer serviço a que estejas associado, prepara-te… Porque vais entrar num mundo de terror e irritação absurdo. Aliás, hoje tive um gostinho disso mesmo. Estou com problemas a entrar na área de cliente da minha operadora, e como só dá por app, vi-me obrigado a tentar o apoio ao cliente.
Pedir assistência online hoje em dia é o… TERROR!

Aqui quero salientar que, no final do dia, eu só quero pagar a minha mensalidade para não ficar sem telemóvel.
Mas, desde logo, recuso-me a fazer uma chamada. Isto porque sei que acabo atendido por um robô que me vai irritar até mais não, porque não me entende, e só me vai fazer perder tempo. Por isso, optei pelo chat. Curiosidade? Claro que também és atendido por IA.
Antes de mais nada, quero deixar bem salientado que, para mim, ser atendido por Inteligência Artificial está longe de ser um problema. Desde que esta funcione, claro.
O problema é que, pelo menos em Portugal, nunca ou quase nunca funciona.
O consumidor é (quase) sempre obrigado a pedir um humano, porque anda às voltas num sistema que parece ter sido feito às 3 pancadas. Fica até a ideia de que é um sistema feito apenas e só para a empresa poupar dinheiro. Porque a tecnologia é bem mais avançada do que isto que temos à nossa frente.
Eu até acredito que um sistema barato resulte para coisas muito simples, como dar contagens, e problemas fáceis de resolver. Mas… Para tudo? Esqueçam isso.
Mas… Existe um outro lado ainda mais irritante que este.
Como a grande maioria do atendimento é feito de forma automática, por bots ou algoritmos baseados em IA, o número de pessoas reais é agora muito mais diminuto.
Por isso, mesmo que peças para falar com um humano, não só vais ter de esperar largos minutos pelo atendimento, como a pessoa, seja esta competente ou não, vai tentar fazer o atendimento à pressa, porque tem mais não sei quantos pedidos pela frente.
Foi isso que me aconteceu. Esperei 15 minutos com o chat aberto, e continuei a trabalhar. Ia apenas verificando se alguém já me tinha atendido ou não. Sorte das sortes, por acaso apanhei a tempo, porque já existia um timer de 60 segundos para me deixar a falar sozinho. Ou seja, esperas até mais não, e depois tens o tempo contado.
Expliquei a minha situação, e foi de facto resolvida. Mas, pedi ajuda para um outro assunto, e nem resposta tive. Chat fechado.
Perder a humanidade é muito feio nos dias que correm. Eu compreendo que tudo tenha de estar feito até ao final do turno, e que estas pessoas estejam em stress por causa disso. Mas assim não é o caminho.

