Segunda-feira, Setembro 22, 2025

PCIe 8.0 vai passar a barreira do 1 TB/s. O teu SSD vai voar!

Ainda estamos a digerir a chegada dos SSDs Gen 5 ao mercado, que apenas agora começaram a ficar mais “doces” ao olhar da nossa carteira. Também já se começa a olhar com alguma curiosidade para o padrão PCIe 6.0 que está para breve. Mas… Já há novidades sobre o que vem a seguir.

O consórcio PCI-SIG acaba de revelar o primeiro draft oficial do PCIe 8.0, que promete qualquer coisa como 1 TB/s de largura de banda em ligações x16. É a loucura! Não só para os SSDs, como também para as placas gráficas.

A evolução imparável do PCIe?

Controladores (drivers) do chipset: veja porque tem de atualizar!

Ainda se lembra quando os SSD PCIe 3.0 eram uma “cena”? Pois… Já se passaram uns anos, e como já deves ter percebido, a evolução tem sido galopante.

O PCIe tem seguido um padrão simples: a cada nova geração, duplica a velocidade da anterior. Foi assim do PCIe 1.0 até ao atual PCIe 7.0, e o 8.0 não vai fugir à regra. A nova versão deverá atingir 256 GT/s, abrindo a porta a valores absurdos de transferência de dados.

Para teres uma ideia, a maioria dos PCs de consumo ainda usa PCIe 3.0 ou 4.0, que oferecem 32 GB/s e 64 GB/s, respetivamente, em ligações x16. O PCIe 5.0, que já começa a aparecer nos SSDs mais rápidos do mercado, chega aos 128 GB/s. Já o PCIe 6.0 dispara para 256 GB/s e o PCIe 7.0 duplica isso outra vez, para 512 GB/s.

O PCIe 8.0? Vai rebentar a escala e passar o terabyte por segundo em transferências bidirecionais.

Para quê tanta velocidade?

Esta é a pergunta óbvia, porque como deve imaginar, os consumidores normais não precisam de toda esta velocidade. Aliás, para um consumidor normal, um SSD PCIe 3.0 está perfeito nos dias que correm, porque poucos são os programas que de facto tiram partido das velocidades de leitura e escrita de um SSD moderno.

Mas para IA, machine learning, data centers, computação quântica, setor automóvel e até aplicações militares, cada salto de largura de banda abre novas possibilidades.

A grande questão está na implementação. Manter fiabilidade, reduzir consumo energético e garantir compatibilidade com versões anteriores não vai ser fácil. O PCI-SIG até admite que pode ter de recorrer a tecnologias óticas para atingir estas velocidades.

E para nós, utilizadores normais?

Enquanto os servidores e supercomputadores se preparam para esta revolução, nós vamos continuar a acompanhar o ritmo mais lento do mercado de consumo. Ou seja, vamos ver primeiro os SSD Gen 6 a chegar às lojas, só depois os Gen 7, e eventualmente, lá para o início da próxima década, poderemos ter SSDs PCIe 8.0 num desktop.

Até lá, a boa notícia é que os SSDs Gen 5 vão continuar a ficar cada vez mais baratos. Por isso, agora que a Black Friday se aproxima, é boa ideia começar a meter alguns SSDs na lista, que devem baixar de preço.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙