PCIe 6.0 está finalizado e vai trazer 256GB/s!

Verdade seja dita, ainda nos estamos a habituar ao PCIe 4.0, numa altura, em que a Intel já suporta o ‘next-step’, ou seja, o PCIe 5.0. Mas como as coisas nunca param no mundo da tecnologia, o PCIe 6.0 já está finalizado, e como é óbvio, já começa a esfregar as mãos para dar um ar de sua graça no mercado.

Ainda vai demorar um pouco a chegar, mas quando o fizer, vai ser bombástico!

PCIe 6.0 está finalizado e vai trazer 256GB/s!

PCIe 6.0

Portanto, na passada terça feira, o grupo PCI-SIG publicou finalmente a especificação final para o padrão PCIe 6.0. O que claro está, veio confirmar a duplicação da largura de banda disponível, e também um acréscimo muito interessante na eficiência energética, tudo comparativamente ao ainda muito recente PCIe 5.0.

Em suma, isto significa que o PCIe 6.0 é capaz de uma velocidade de transferência de 128 GB/s para cada lado, numa configuração x16. Ou seja, uma largura de banda total de 256 GB/s.

É também preciso salientar, que à semelhança dos antigas versões, o PCIe 6.0 vai ser 100% retro compatível com os padrões antigos.

Qual é a diferença na prática?

Bem, para os consumidores, enquanto um SSD PCIe 4.0 chega aos 7000 MB/s, e um SSD PCIe 5.0 poderá chegar a uma velocidade de 14.000 MB/s, este valor deverá duplicar com o PCIe 6.0, ou seja, 28.000 MB/s.

Contudo, como já deve ter percebido, as coisas não vão acontecer já. Primeiro ainda vamos ver uma grande aposta das fabricantes no PCIe 5.0, que por sua vez foi finalizado em Maio de 2019, e apenas depois, vamos ver a chegada do PCIe 6.0.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto para um SSD capaz de chegar aos 28.000 MB/s? Vai ser a loucura! Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!