Inicio Especiais (Especial) Comprar PC Desktop ou Portátil? Qual é a melhor opção?

(Especial) Comprar PC Desktop ou Portátil? Qual é a melhor opção?

Hoje lancei um artigo com alguns pontos chave na compra/construção de um novo computador. No entanto, decidi deixar uma das grandes dúvidas num artigo à parte… PC Desktop ou Portátil? Qual é a melhor opção? Pois bem, no passado, escolher entre um desktop ou um portátil, era sinónimo de escolher entre performance ou portabilidade.

Ou seja, se queria desempenho, teria sempre de apostar numa torre e nunca num portátil, visto que estas máquinas tinham sempre (ou quase sempre) de fazer compromissos para conseguirem ser pequenas e leves. No entanto, isto já não é uma regra! Hoje em dia, um portátil pode trazer muita performance para cima da mesa! Ainda assim, existem algumas ressalvas a ter em conta.


Sugiro a leitura destes dois artigos, se por acaso está no mercado à procura de um novo PC:


(Especial) Comprar PC Desktop ou Portátil? Qual é a melhor opção?

desktop ou portátil

1. Portátil

Portanto, hoje em dia existem diversos modelos de portáteis capazes de fazer frente a bons PCs Desktop, especialmente os mais recentes modelos focados nos jogos. Contudo, estes modelos tendem a ser maiores e mais pesados, comprometendo a sua portabilidade. Além disto, a autonomia acaba também por não ser a melhor, devido ao facto de não existirem baterias potentes o suficiente para manter o desempenho destas máquinas durante muito tempo.

Dito tudo isto, a maior limitação dos portáteis atuais é mesmo a falta de capacidade de possíveis atualizações de hardware, visto que a maioria dos seus componentes não podem ser substituídos. Aliás, já temos várias fabricantes a soldar várias peças que anteriormente poderiam ser facilmente trocadas, estamos a falar da RAM e do armazenamento SSD. No entanto, temos também de ter em conta que um portátil é um pacote completo, trazendo webcam, monitor, teclado e rato! Tudo coisas que terá de comprar à parte num PC Desktop. O que muitas vezes faz com que a compra de um portátil seja um pouco mais aliciante, especialmente agora que temos ecrãs com muita qualidade no mercado.

2. Desktop

Entretanto, os PCs Desktops conseguem ser mais versáteis, ao oferecer mais opções de escolha nos componentes, permitindo a troca de tudo ou quase tudo sem grandes dificuldades. Isto não esquecendo que componentes que teoricamente são muito similares, vão ter sempre mais performance no mundo Desktop, devido ao facto de ser mais fácil dissipar o calor de cada componente, mas também poderem consumir mais energia em comparação a um portátil, em que o espaço livre não abunda, e não estamos limitados ao fornecimento de energia de uma bateria ou de um um simples carregador.

Além de tudo isto, é também mais fácil ter uma máquina mais potente e mais barata no mundo desktop, se souber escolher os componentes certo.

Conclusão

desktop ou portátil

Já tive vários leitores a pedirem-me ajuda para a compra de um PC Portátil para jogos. Ao que eu prontamente pergunto, “Ok, e jogas onde? Na faculdade? No trabalho? Ou em casa?” Curiosamente, na grande maioria das vezes, a resposta é “Em casa”.

Ou seja, apesar de muitos consumidores dizerem que precisam de um portátil para jogar, poucos são os casos que realmente precisam de uma máquina para jogar ‘on the move‘! A maioria das pessoas quer um portátil para poder jogar em casa, para posteriormente poder levar esta mesma máquina para o trabalho ou aulas sem grandes preocupações. O que é completamente normal, e até temos várias máquinas capazes de cumprir esta missão como o ASUS ROG Zephyrus. (Análise ASUS ROG Zephyrus G502D: Como as coisas mudaram!)

Dito tudo isto, pessoalmente prefiro sempre ter um PC Desktop em casa, para jogar com toda a qualidade possível. E como complemento, um ultrabook para andar comigo na mala, sendo muito mais leve, pequeno e ágil, em comparação a um portátil gamer. Contudo, eu percebo perfeitamente que nem todos possam comprar dois computadores para alcançar este sonho. Ainda assim, proponho que pensem muito bem naquilo que precisam, e que orçamento têm para gastar. 

Qualquer dúvida ou aconselhamento, podem falar connosco no Facebook ou por e-mail.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Mega-campanha de troca até 500 Euros para o Galaxy S20 FE!

A Samsung lançou uma campanha promocional junto dos principais revendedores nacionais, que permite a troca do seu smartphone antigo e poupar até 500€ na...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

Play Store prepara-se para receber uma grande novidade

A Play Store é uma das aplicações mais importantes que temos num smartphone. Dito isto não é de estranhar que esteja constantemente a receber...

Samsung Galaxy Z Flip 3: as renderizações são impressionantes!

Uma patente que foi submetida pela Samsung a meio de 2018 foi mantida em segredo até há bem pouco tempo. A ilustração revela um...