Windows 11: não pode ter um PC com IA sem esta tecla! Acredita?

PC com IAA Microsoft anunciou anteriormente uma tecla Copilot dedicada para os próximos PCs com IA. Isto numa tentativa de destacar a presença do Copilot no Windows 11. Mas há muito mais requisitos para um PC com Windows 11 ser considerado um PC IA pela Microsoft! Aliás há mais requisitos e uma coisa muito piquinhas que pode levar um super computador a não ser considerado um PC com IA.

Windows 11: não pode ter um PC com IA sem esta tecla! Acredita?

Logo à partida estes PCs de IA dependem de uma Unidade de Processamento Neural (NPU) para lidar com as tarefas de IA nativamente. No entanto, nem sequer isto é suficiente. Especialmente se tivermos em conta a informação partilhada pela Intel com o site The Verge onde se revelaram algumas funções essenciais.

A Intel partilhou que o PC deve ter um processador alimentado por IA com NPU (como o Intel Core Ultra) e uma tecla dedicada ao Copilot. No entanto, alguns PCs já foram enviados em 2024 sem a tecla Copilot, o que levanta uma preocupação.

 

O Copilot é uma função ao nível de software que pode iniciar utilizando o atalho Win + C ou o ícone da barra de tarefas. A menos que a tecla do Copilot faça algo diferente disso, não deveria ser um problema para a certificação. A questão é que é. Isto significa que mesmo os PCs que possuem todo o hardware centrado em IA não se podem considerar um PC com IA.

- Advertisement -

De qualquer forma pode utilizar o Copilot

Os utilizadores ainda podem iniciar o Copilot como costumavam fazer com o atalho de teclado. O Windows pode utilizar a NPU incorporada nestes sistemas para outras funcionalidades futuras, como o AI Explorer, os efeitos do Windows Studio, etc. Excluir alguns PCs com hardware capaz apenas por causa de uma tecla do teclado não parece justo.

Deixando de lado toda a marca AI ou IA em português, desde que as funções baseadas em NPU funcionem nesses PCs, não há nada com que se preocupar. A Microsoft lançou recentemente sua linha Surface com processadores Intel Ultra AI, que seria o primeiro lote de verdadeiros PCs de IA (Dell e Lenovo lançaram alguns) este ano.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.