Usa estas passwords em algum dos seus aparelhos? Má ideia…

Já não é novidade para ninguém que a grande maioria dos utilizadores utiliza passwords horríveis… O que claro está, significa um gigantesco perigo de segurança. Aliás, não são apenas os utilizadores a errar nesta vertente, também temos várias empresas com culpas no cartório, ao não obrigarem o pessoal a utilizar passwords decentes.

Assim, com tanta password terrível, e grande facilidade em meter as mãos nos nomes dos utilizadores, temos muitos ‘hackers’ a fazer a festa.



Usa alguma destas passwords em algum dos seus aparelhos? Má ideia…

destas passwords

Portanto, de forma a perceber como tudo isto funciona, alguns investigadores da empresa F-Secure decidiram criar servidores ‘honeypot’ falsos em vários países, de forma a perceber que passwords são realmente utilizadas todos os dias. E como já deve estar a adivinhar, tivemos algumas das super populares ‘12345’ e ‘password’, contudo, a mais utilizada foi mesmo ‘admin’.


  • Honeypot -> Uma ferramenta que tem a função de propositadamente simular falhas de segurança num sistema e colher informações sobre o invasor. É uma espécie de armadilha para invasores. O honeypot não oferece nenhum tipo de proteção.

Curiosamente, muitos dos atacantes tentaram entrar com a password ‘vivx’, que é nada mais nada menos que a password de fábrica de vários DVRs da fabricante Chinesa Dahua. Além desta, tivemos também a oportunidade de ver “1001chin’ e ‘taZz@23495859’, que também são as passwords de fábrica de outros aparelhos, incluindo routers.

99.9% do tráfego destes servidores vieram de bots, malware e outras ferramentas. Recebendo ataques de qualquer tipo de aparelho como o PC tradicional, mas também de relógios inteligentes e até de uma escova de dentes IoT.

Entretanto, a maioria dos ataques vieram dos Estados Unidos, China e Russia. Contudo, a maioria dos ataques são feitos através de proxies, de forma a evitar a identificação, por isso, estas localizações podem estar erradas. (Os alvos mais apetecidos foram Ucrânia, China, Áustria e Estados Unidos, por esta ordem.)

Em suma, este estudo é basicamente um novo lembrete que utilizar passwords fáceis de adivinhar é um erro tremendo para a sua vida. Especialmente se utilizar aparelhos computacionais para entrar nas suas contas bancárias, entre outras coisas igualmente ou ainda mais importantes. Por favor, não use passwords da treta.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub