Usa estas passwords em algum dos seus aparelhos? Má ideia…

Já não é novidade para ninguém que a grande maioria dos utilizadores utiliza passwords horríveis… O que claro está, significa um gigantesco perigo de segurança. Aliás, não são apenas os utilizadores a errar nesta vertente, também temos várias empresas com culpas no cartório, ao não obrigarem o pessoal a utilizar passwords decentes.

Assim, com tanta password terrível, e grande facilidade em meter as mãos nos nomes dos utilizadores, temos muitos ‘hackers’ a fazer a festa.



Usa alguma destas passwords em algum dos seus aparelhos? Má ideia…

passwords

Portanto, de forma a perceber como tudo isto funciona, alguns investigadores da empresa F-Secure decidiram criar servidores ‘honeypot’ falsos em vários países, de forma a perceber que passwords são realmente utilizadas todos os dias. E como já deve estar a adivinhar, tivemos algumas das super populares ‘12345’ e ‘password’, contudo, a mais utilizada foi mesmo ‘admin’.


  • Honeypot -> Uma ferramenta que tem a função de propositadamente simular falhas de segurança num sistema e colher informações sobre o invasor. É uma espécie de armadilha para invasores. O honeypot não oferece nenhum tipo de proteção.

Curiosamente, muitos dos atacantes tentaram entrar com a password ‘vivx’, que é nada mais nada menos que a password de fábrica de vários DVRs da fabricante Chinesa Dahua. Além desta, tivemos também a oportunidade de ver “1001chin’ e ‘taZz@23495859’, que também são as passwords de fábrica de outros aparelhos, incluindo routers.

99.9% do tráfego destes servidores vieram de bots, malware e outras ferramentas. Recebendo ataques de qualquer tipo de aparelho como o PC tradicional, mas também de relógios inteligentes e até de uma escova de dentes IoT.

Entretanto, a maioria dos ataques vieram dos Estados Unidos, China e Russia. Contudo, a maioria dos ataques são feitos através de proxies, de forma a evitar a identificação, por isso, estas localizações podem estar erradas. (Os alvos mais apetecidos foram Ucrânia, China, Áustria e Estados Unidos, por esta ordem.)

Em suma, este estudo é basicamente um novo lembrete que utilizar passwords fáceis de adivinhar é um erro tremendo para a sua vida. Especialmente se utilizar aparelhos computacionais para entrar nas suas contas bancárias, entre outras coisas igualmente ou ainda mais importantes. Por favor, não use passwords da treta.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Pirataria: Depois do IPTV, o alvo são os serviços de VPN

Como deve saber, o fenómeno do IPTV Pirata continua bem vivo! Especialmente agora que a pandemia teve um grande impacto na maneira como consumimos...

Em 2022, apenas um iPhone vai chegar ao mercado sem 120Hz

A gama de smartphones iPhone 13 foi apresentada na semana passada, com os dois novos modelos 'Pro' a finalmente trazerem o tão desejado ecrã...

Qual foi a maior invenção no mundo dos computadores?

Provavelmente já não se lembra, mas houve uma altura, em que um simples computador, ocupava toda uma sala, ou até uma casa. Aliás, o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!