Partilha de ficheiros no Android vai ficar mais rápida por isto!

A Google mudou recentemente o nome do Nearby Share do Android para Quick Share. Seja qual for o nome, a Partilha Rápida é uma forma muito conveniente de transferir ficheiros entre dispositivos. É a alternativa mais próxima do AirDrop no Android, e a funcionalidade poderá em breve tornar ainda mais fácil a partilha de ficheiros, graças aos códigos QR.

Partilha de ficheiros no Android vai ficar mais rápida por isto!

O colaborador do site Android Authority, Assemble Debug, detectou uma funcionalidade futura do Quick Share na última versão beta dos Google Play Services v24.20.13. Para além de localizar smartphones próximos, o Quick Share poderá em breve oferecer um código QR que o recetor pode ler para acelerar o processo de ligação e começar a partilhar ficheiros.

Partilha de ficheiros no Android

Assim, no futuro, poderá gerar um código QR para iniciar uma ligação. Para tal, selecione os ficheiros a partilhar, invoque a Partilha rápida através do sistema e, em seguida, clique no botão Partilhar com código QR nas opções da Partilha rápida. Necessita de permissões de Bluetooth e Localização para que a Partilha rápida funcione. Assim que estas forem concedidas, será gerado um código QR. O receptor pode digitalizar o código QR, que é um URL near.by que inicia uma ligação e pode receber os ficheiros.

A principal vantagem do código QR é acelerar a comunicação entre dispositivos. A verificação da partilha rápida demora alguns segundos. Ou até mais se tiver de alterar as definições de privacidade da Partilha rápida para mudar de Os seus dispositivos para Contactos ou Todos. Um código QR elimina a necessidade de mudar sempre estas definições de privacidade.

Se estiver a pensar no que acontece se ler esse código QR num iPhone, o URL near.byirá redireccioná-lo para a página de suporte do Quick Share. Portanto, não, a Partilha rápida ainda não lhe permite partilhar ficheiros com um iPhone, o que é compreensível.

Esta nova funcionalidade não está atualmente disponível na aplicação. A Google está atualmente a testá-la. Não é claro se e quando será implementada.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados