Parece que o RGB é afinal um risco para o seu computador!


Por em

Temos de dizer a verdade, os gamers de PC, ADORAM acessórios com iluminação RGB! Seja o rato, o teclado, a caixa, ou até componentes importantes como a motherboard ou placa gráfica… É sem qualquer dúvida, uma das características mais procuradas no mercado.

Dito isto, quem diria, que o RGB pode afinal ser um risco para a segurança do seu PC Gaming?

De acordo com uma empresa de segurança informática, existem 7 vulnerabilidades no pacotes de software de controlo deste tipo de iluminação da ASUS e Gigabyte. Curiosamente, tanto a ASUS como a Gigabyte, já sabem destas vulnerabilidades há vários meses… Contudo, ainda não lançaram qualquer ‘patch’ para os seus componentes e acessórios.

RGB é

Aliás, o relatório revela que a ASUS foi notificada destas vulnerabilidades em Abril de 2018, pela SecureAuth! Problemas que se encontram nas drivers GLCKIo e Asusgio, que por consequência, fazem com que o Aura Sync v1.07.22 esteja vulnerável a ataques.

Além da ASUS, também a Gigabyte foi notificada, mas a empresa decidiu negar qualquer vulnerabilidade no seu software RGB.

Segundo a empresa de segurança, as aplicações Gigabyte App Centre, Aorus Graphics Engine, Extreme Gaming Engine e OC Guru II, estão vulneráveis a ‘hacks’, graças às drivers GPCIDry e GDry.

Dito isto, foi também revelada uma ‘Proof of Concept’, para provar a existência de todas estas vulnerabilidades.

Em suma, estas falhas no software da Asus, pode permitir a execução de código com privilégios bastante elevados no sistema do utilizador… Isto, enquanto que no caso da Gigabyte, um atacante pode mesmo conseguir tomar controlo do sistema afetado.

No fundo, é extremamente irresponsável, por parte de ambas as empresas, deixar os seus consumidores vulneráveis a ataques… Por isso, esperemos que estes sejam resolvidos rapidamente.


O que pensa sobre tudo isto? É de RGB? Tem algum material RGB da Asus ou Gigabyte? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Irmãos Feijoca: novo jogo de David Hughes traduzido para português

Smartphones – As melhores oportunidades do Natal de 2018

Seguinte