Com o calor a apertar e os termómetros a bater recordes por todo o país nos próximos dias, há um acessório simples que muitos condutores continuam a usar de forma errada: o para-sol. Parece básico, mas a verdade é que um pequeno erro na forma como é colocado pode aumentar a temperatura no interior do carro em vez de a reduzir. Sim, leu bem. Aquilo que deveria proteger pode estar a fazer o contrário. Mas como é que o para-sol pode aquecer o carro e não arrefecer?
Se fizer isto o para-sol vai aquecer o seu carro (e não arrefecer)
Estacionar o carro ao sol, mesmo com temperaturas moderadas, pode transformá-lo rapidamente num forno sobre rodas. Basta cerca de 45 minutos com 30 ºC no exterior para que o volante e o tablier atinjam os 70 ºC. É aí que entra o para-sol. Mas será que está a colocá-lo da forma certa?
Grande parte dos modelos à venda tem dois lados distintos: um lado brilhante e refletor, geralmente prateado, e um lado mais escuro ou com desenhos/impressões.
O erro mais comum é colocar o lado impresso virado para fora, o que parece intuitivo… mas está errado. O lado prateado deve estar sempre virado para o sol, ou seja, para o exterior do carro, pois é essa superfície que reflete os raios solares e evita que o calor entre no habitáculo.
Fazer o oposto, ou seja, colocar o lado brilhante virado para dentro significa que o tecido do outro lado vai absorver o calor. Resultado? O carro aquece ainda mais.
Sim, o para-sol também serve para o inverno
Mas há um detalhe curioso: esse mesmo erro pode ser útil nos meses frios. Se colocar o para-sol com o lado escuro voltado para o sol, ou seja, com o lado prateado para dentro, vai ajudar a reter o calor no interior do carro. Perfeito para as manhãs geladas de inverno, quando se quer entrar num carro menos frio.
Os testes indicam que, usado desta forma, o interior do carro pode ficar até 10 a 15 ºC mais quente do que o exterior. Uma vantagem inesperada que transforma o para-sol num acessório útil durante todo o ano.
Conclusão: o para-sol pode ser um grande aliado contra o calor… se for bem usado. No verão, o lado brilhante deve estar virado para fora. No inverno, pode inverter-se. Um pequeno truque que faz toda a diferença e que muitos ainda não sabem.
Fica a dica: antes de sair do carro, verifique de que lado está a proteger-se do sol. Pode poupar-lhe calor, desconforto e até danos nos materiais do interior.
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