Com os preços cada vez mais altos da internet, ninguém quer ter um sinal fraco em casa. É por isso que, nas redes sociais e fóruns de tecnologia, tem circulado um truque simples e barato: colocar papel de alumínio atrás do router para melhorar o sinal Wi-Fi.
Parece uma ideia tirada de um vídeo de “life hacks” duvidosos… mas será que funciona mesmo? A ciência tem algo a dizer.
Papel de alumínio atrás do router melhora mesmo o Wi-Fi?
Como funciona este truque?
O papel de alumínio, por ser um material refletor e condutor, pode ser usado para redirecionar as ondas de rádio emitidas pelo router Wi-Fi. Ao colocá-lo atrás das antenas (ou da caixa do router), o alumínio reflete o sinal que iria para trás e empurra-o para a frente. Ou seja, na direção onde realmente precisas dele.
Isto pode ser útil, por exemplo, se o router estiver encostado a uma parede ou virado para uma zona onde ninguém usa internet.
O que dizem os testes?
Diversos testes informais e até estudos académicos simples mostraram que o papel de alumínio pode, de facto, melhorar a intensidade do sinal em certas direções. Especialmente em casas com paredes grossas ou divisões mal cobertas, pode haver um ligeiro aumento da velocidade ou da estabilidade do Wi-Fi em zonas estratégicas.
No entanto, o truque não aumenta o sinal no geral. Ou seja, apenas ajusta o seu foco.
Como aplicar corretamente?
- Corte um pedaço de papel de alumínio com cerca de 20×30 cm.
- Dobre ligeiramente para formar uma curva (tipo “parabólica”).
- Coloque atrás das antenas ou da parte traseira do router, orientado na direção oposta à zona onde quer reforçar o sinal.
- Evite cobrir o router por completo. Isso pode abafar o sinal.
Sim, o truque do papel de alumínio pode funcionar mas com limites. É uma solução caseira que pode melhorar o sinal Wi-Fi em zonas específicas da casa, especialmente se o router estiver mal posicionado. Não substitui um repetidor ou um upgrade no plano de internet, mas pode ser uma ajuda inesperada.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!