Não é a primeira vez que se fala deste tema, porque até já é possível encontrar painéis em alguns modelos 100% elétricos, de forma a potenciar alguns sistemas no dia-a-dia. Mas, painéis para carregar as baterias e de facto fazer uso do poder do sol? Isso é um assunto muito complexo, mas que poderá ganhar um outro nível de importância nos próximos tempos.
Painéis solares nos carros? Ainda não dá… Mas vai mudar!
Os carros elétricos estão a evoluir rápido e a próxima grande tendência pode vir do céu. Painéis solares integrados diretamente nos veículos. O objetivo é simples, e acaba por fazer algum sentido. Ou seja, aproveitar a energia do sol para carregar as baterias e reduzir a dependência dos carregamentos convencionais.
Como funciona na prática?
Startups nos Estados Unidos já estão a testar soluções reais. Um dos exemplos mais falados é o da Aptera Motors, que desenvolveu um carro elétrico ultraleve de três rodas com painéis solares moldados à sua carroçaria aerodinâmica.
Na prática, o sistema de 700 W consegue acrescentar até 60 km por dia só com energia solar em condições ideais.
Assim, combinado com a bateria, o carro chega a uma autonomia total de 640 km, o que o torna num dos mais eficientes do mercado. Mas esta não é uma solução prática para o mercado.
Pickups e kits de adaptação
A tecnologia também está a chegar às carrinhas elétricas. A Telo Trucks vai lançar uma pickup compacta com 350 km de autonomia base, mas que pode ser equipada com painéis solares no tejadilho ou até na cobertura da caixa. Isso garante entre 25 a 50 km extra por dia, dependendo da exposição ao sol. Cerca de 25% das pré-encomendas já incluem esta opção, apesar do custo “extra” entre 1.500 e 2.700 dólares.
Para quem já tem carro elétrico, a DartSolar aposta nos kits aftermarket.
A empresa criou sistemas modulares que podem ser instalados como barras de tejadilho e que geram entre 500 W e 2.000 W. Um kit de 1.000 W consegue produzir 5 kWh por dia, o suficiente para adicionar até 30 km de autonomia a um Tesla Model 3, por exemplo.
Os desafios que faltam ultrapassar? São alguns
Conseguir energia a partir de painéis… Significa que tens de deixar o carro ao sol. Isto cria outros problemas. Porque deixar o automóvel vulnerável ao ambiente circundante vai obviamente criar outros estragos. Não é por acaso que as pessoas preferem deixar o seu automóvel à sombra, ou dentro de uma garagem.
Além disso, integrar painéis solares de forma eficaz aumenta custos e complexidade técnica, o que pode comprometer a rentabilidade dos modelos. Para já, tudo depende da satisfação dos primeiros clientes e da evolução da eficiência dos painéis nos próximos anos.
Teremos de esperar para ver. Se os painéis evoluírem ao ponto de ser possível carregar baterias à medida que se vai conduzindo, isso já seria bastante mais interessante do que deixar o carro debaixo do sol de Agosto Português.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


