A Google poderá estar a considerar uma mudança radical no seu modelo de negócio. De acordo com um relatório do Financial Times, a empresa está a explorar as pesquisas pagas que serão um pouco diferentes. Isto porque darão direito a funcionalidades de alta qualidade baseadas em IA. Mas está preparado para pagar para fazer pesquisas na Google?
Está preparado para pagar para fazer pesquisas na Google?
De acordo com o relatório, fontes familiarizadas com os planos da Google sugerem que estas funcionalidades avançadas de pesquisa baseadas em IA poderiam tornar-se parte dos actuais serviços de subscrição da Google, como o Gemini Advanced ou o Google One. O relatório indica que mesmo o nível premium da Pesquisa Google continuará a incluir anúncios, enquanto a versão tradicional continuará a ser de utilização gratuita.
Esta potencial alteração parece resultar da necessidade da Google de equilibrar duas prioridades: integrar IA de ponta na sua experiência de pesquisa e, ao mesmo tempo, salvaguardar a lucrativa publicidade de pesquisa que constitui a sua espinha dorsal financeira. Os impressionantes 175 mil milhões de dólares da empresa em receitas de publicidade relacionadas com a pesquisa no ano passado sublinham os riscos envolvidos. Entretanto, a ascensão meteórica do ChatGPT da OpenAI empurrou a Google para uma corrida pelo domínio da IA.
Entretanto a Google começou a testar o seu serviço de pesquisa baseado em IA, conhecido como Search Generative Experience (SGE), em maio do ano passado. O SGE oferece resumos e respostas a consultas com recurso a IA, juntamente com a apresentação tradicional de hiperligações e publicidade. Até há pouco tempo, a experiência SGE era puramente opcional, quando a Google começou a testá-la como uma experiência predefinida para um conjunto limitado de utilizadores. No entanto, a empresa tem sido lenta a incorporar estas funcionalidades de SGE no seu principal motor de pesquisa. Provavelmente devido aos elevados custos computacionais associados aos modelos de IA generativa.
Embora o SGE ofereça potenciais benefícios para o utilizador, desafia simultaneamente a base do atual modelo de negócio da Google. A capacidade da IA para fornecer respostas completas pode levar a uma diminuição dos cliques dos utilizadores nas hiperligações dos sites. Isto resulta em menos impressões de anúncios e pode pôr em risco o principal fluxo de receitas da Google.
O relatório afirma ainda que os engenheiros da Google já estão a desenvolver esta tecnologia, mas uma decisão conclusiva e um calendário de lançamento permanecem incertos. Vai pagar por uma melhor experiência de Pesquisa Google?
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