Isto é o que paga de luz por mês por causa da sua TV

Recebeu a conta da luz e ficou chocado ao ver a quantidade de eletricidade que consumiu. Para resolver este problema, começou a procurar, apenas para se aperceber que, por exemplo, as TVs da sua casa estão sempre a funcionar. Mas quanto paga de luz por mês por causa da sua TV? Tem ideia? Se não é exatamente isso que lhe vamos dizer.

Isto é o que paga de luz por mês por causa da sua TV

Como se calcula a sua fatura da luz

Antes de entrarmos na quantidade de eletricidade que a sua TV consome, é essencial que entenda como se gera a conta de eletricidade.

Todos os aparelhos eletrónicos que tem em casa consomem eletricidade. O contador mantém uma verificação da quantidade de eletricidade que a sua casa está a retirar da rede. Para tal, vai sendo registada a quantidade de corrente e tensão que está a ser aproveitada pelos dispositivos que tem em casa.

Em seguida, o medidor multiplica a tensão e os valores de corrente para obter a quantidade de energia utilizada. Esta energia é dada em unidades de kilowatts ou watts. Estas unidades e o tempo que os seus dispositivos foram usados decidem a sua conta de eletricidade para o mês.

- Advertisement -

Xiaomi TV, A2

Vamos olhar para um exemplo para perceber como se faz a sua conta. Por exemplo, vamos assumir que a sua TV consome 100 watts por hora e funciona durante oito horas por dia. Além disso, digamos que a sua TV funciona por 30 dias.

Olhando para estes dados, a sua TV consumirá 100x8x30 = 24.000 unidades por mês em watts. Converta isto em kilowatts, e a sua TV consome 24 quilowatts de energia por mês. Esta unidade é então multiplicada pelo custo por unidade, que, no momento da escrita, é de 14 cêntimos, em média, em Portugal. Com base nestes cálculos, teria de pagar cerca de 24×0,14 = 3 Euros e 36 cêntimos por mês.

paga luz TV
Fonte: LojaLuz.com

Embora este número possa parecer pequeno, nem todas as televisões são construídas da mesma forma, e diferentes televisores consomem diferentes quantidades de energia. Este consumo de energia baseia-se na tecnologia, tamanho e, claro, no tempo que perde a ver TV.

A TV está sempre a gastar. Mesmo desligada.

A sua TV acorda assim que carrega no botão de alimentação do seu controlo remoto, mas como é que capta um sinal do controlo remoto quando parece que não está a funcionar?

Mesmo em modo de espera, algumas funções continuam ativas. 

É devido a estas funcionalidades que a sua televisão retira energia da rede mesmo quando está em modo de espera.

Embora o consumo de energia de uma TV em stand by esteja no intervalo de 0,5 a 3 watts ele até pode ser muito maior quando outras funções estão ativadas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.