Os padres católicos romanos estão a aprender a realizar exorcismos através do telemóvel em resposta a uma maior procura pelos seus serviços. Esta informação chega do conhecido jornal New York Post e revela que esta prática pode não ser assim tão estranha. Na verdade, é um método de exorcismo que parece ter o total apoio de pelo menos um cardeal católico, o cardeal Ernest Simoni, da Albânia.

A orientar cerca de 200 participantes num curso intensivo para esta prática, o cardeal de 89 anos explicou que o uso de um smarphone para expulsar demónios de alguém, acaba por ser um processo muito semelhante a qualquer outro exorcismo. Simoni afirma que o telemóvel não impede que o ritual aconteça da mesma forma como se o padre estivesse presente. Assim que se determina que um exorcismo é necessário, ele simplesmente lê as orações apropriadas em latim.

Escusado será dizer que o curso de exorcismo incluiu ensinamentos sobrenaturais para além dos princípios básicos de utilização do smartphone.Os participantes também aprendem a diferenciar entre uma verdadeira possessão e problemas mentais e discutem várias formas de acção e os passos apropriados para se realizar um exorcismo de forma mais tradicional. O curso em si é uma resposta ao grande aumento casos relatados.

Segundo representantes da igreja, isto não significa necessariamente que existam mais possessões. O que pode haver é uma maior abertura e eficácia na deteção destes problemas, que muitas das vezes eram considerados como problemas mentais. É exatamente por este motivo que nasceu este curso: – para melhorar o discernimento.  Neste sentido, Simoni aponta para a necessidade de primeiro garantir que não existe um problema médico subjacente, embora esse seja um passo que, na opinião dele, realmente requer um médico.

Ainda centrando-nos no curso, o responsável afirma que nem todas as pessoas que completem o curso vão poder efetuar um exorcismo. Segundo a igreja, somente aqueles que são sacerdotes e têm a permissão ou um bispo ou uma licença podem tecnicamente realizar o ritual. Todos os outros participantes ganham apenas o direito de participar ao lado de um padre católico que tenha encontrado as condições adequadas para realizar um exorcismo.

Esta é sem dúvida uma utilização nova e interessante da tecnologia moderna.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.