Os SSDs vão sofrer uma revolução em 2021 e 2022!

Como já deve ter percebido, o mundo do armazenamento SSD está numa época de muita evolução, especialmente depois de a AMD ter trazido o suporte ao standard PCIe 4.0 para cima da mesa em 2019.

Aliás, nesta altura do campeonato, até as consolas de nova geração apostaram neste tipo de armazenamento para levar os seus jogos para o “next-lvl”, especialmente a PlayStation 5, que traz um SSD capaz de velocidades de leitura de 9GB/s de informação comprimida.

Entretanto, no mundo dos PCs, já temos fabricantes como a Corsair e Samsung a lançar meninos capazes de chegar aos 7100MB/s nas velocidades de leitura, como o MP600 Pro ou o 980 Pro… Mas se pensa que isto é o limite, está muito enganado.



Os SSDs vão sofrer uma revolução em 2022!

SSD, Corsair

Portanto, como disse em cima, o grande boost nas velocidades dos SSDs atuais deve-se ao uso do standard PCIe 4.0. Contudo, parece que o standard PCIe 5.0 já começou a bater à porta, e por isso, a Silicon Motion está a fazer o tudo por tudo para ser a primeira a apresentar um controlador de memória capaz de aproveitar toda a performance da nova tecnologia.

Estamos a falar de SSDs potencialmente capazes de chegar aos 16GB/s, se os controladores forem capazes de acompanhar o comboio, claro está.

Ou seja, tudo indica que os SSDs vão ter um outro boost de velocidade bem mais cedo do que seria de esperar! Contudo, não vão ser apenas os SSDs a ganhar com tudo isto, as placas gráficas também têm uma outra oportunidade de subir de nível em termos de performance. (Isto mesmo tendo em conta que o PCIe 4.0 não trouxe grandes ganhos para as recentes RTX 30 e RX 6000).

Entretanto, em termos de suporte ao Standard PCIe 5.0, é esperado que a AMD e Intel apostem na tecnologia no fim de 2021 ou 2022. (É uma tecnologia que deverá chegar com o novo standard de memória RAM, o DDR5.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados