A Apple lançou recentemente os AirPods Pro 3 e, apesar das melhorias, e do consequente sucesso comercial, ficou a sensação de que aquilo foi mais um passo de consolidação do que uma verdadeira revolução.
Ou seja, melhor som, cancelamento de ruído mais eficaz, tradução em tempo real com Apple Intelligence, sensores de saúde. Tudo porreiro, mas ficou a faltar alguma ambição.
Afinal de contas, os AirPods mudaram o mercado. Fica sempre aquela ideia de que é a Apple a responsável pelo próximo grande salto.
Pois bem, ele pode estar a caminho.
AirPods que percebem o espaço à tua volta!

De acordo com um novo rumor vindo de fontes habituais no ecossistema Apple, a próxima geração dos AirPods Pro poderá ser capaz de “ver” o ambiente à volta do utilizador. Não no sentido literal de filmar tudo o que te rodeia, mas sim de perceber o espaço, a profundidade e os objetos à tua volta.
Ou seja, os AirPods vão saber onde estás, e o que está perto de ti.
Isto aponta para um salto claro no conceito de perceção espacial. Algo que vai muito além do áudio espacial que já conhecemos.
Câmara, sensores IR ou outra coisa qualquer?
Aqui é onde a coisa fica interessante.
Ainda não é claro se a Apple vai integrar uma câmara propriamente dita nos auriculares, ou se vai optar por sensores infravermelhos semelhantes aos usados no Face ID.
A segunda hipótese parece a mais provável, até porque a Apple já registou patentes que descrevem o uso de sensores de profundidade e projeção de pontos para deteção de proximidade e mapeamento 3D.
Ou seja, os AirPods vão ver, mas não vão ver como tu ou eu.
Para que serve isto na prática?
Parece estranho não é? A resposta curta é: para muita coisa.
Desde melhorias absurdas no áudio espacial, passando por consciência contextual em tempo real, até aplicações diretas em acessibilidade, navegação assistida ou integração com realidade aumentada. Uns AirPods que sabem onde estás, o que te rodeia e como te moves no espaço abrem portas que hoje ainda nem sequer estão totalmente exploradas.
É complicado dizer o que vai de facto mudar, mas o potencial é enorme.
E o preço?
Curiosamente, o rumor aponta para algo raro no mundo Apple: não deverá haver aumento de preço associado a esta funcionalidade.
Ou seja, os AirPods Pro 4, vão custar exatamente o mesmo que os atuais AirPods Pro 3. OU vá, vão ter apenas um pequeno aumento de 10 ou 20 euros.







