Conheça os novos equipamentos da BQ

53605
1
Share:

A BQ apresentou hoje em Lisboa três novos equipamentos. Dois são smartphones, o Aquaris X e o X Pro e o outro consiste numa impressora 3D, a Witbox Go!

No que diz respeito aos dispositivos móveis destacam-se logo à partida por três caraterísticas principais:

  • Reforçam a aposta deste fabricante na área Fotográfica;
  • Possuem um processador Snapdragon 626 octa-core que opera a 2.2 GHz
  • Têm uma bateria de 3100 mAh e tecnologia de carregamento rápida.

A aposta na fotografia é logo notória pela própria aplicação da câmara que permite agora obter imagens mais nítidas e com menos ruído, mesmo em condições de luz reduzida.

À aplicação e especialmente no caso do X Pro junta-se o sensor Samsung 2L7 que combina 12 megapixeis  (dual-pixel) com uma abertura focal f/1.8. Importa ainda destacar a presença da tecnologia de focagem por detecção de fase, Dual PD, fazendo com que todos os pixeis do sensor funcionem como detentores de fase, o que garante mais estabilidade na focagem.  Já o Aquaris X utiliza o sensor da Sony iMX298.

Os dois smartphones incluem Dual-tone flash, gravação de vídeo 4K, estabilizador de vídeo, slow motion, modo panorâmico, modo manual, entre outros.

No que diz respeito à câmara frontal, é igual nos dois equipamentos e possui um sensor Samsung de 8 megapixéis.

Ao nível do design mantém-se a mesma base da linha X da BQ porém com algumas diferenças.  Vidro na parte traseira do X Pro, enquanto o anterior policarbonato volta a estar presente no X. O sensor de impressões digitais manteve-se na parte traseira dos equipamentos.

A dimensão dos ecrãs é igual em ambos os equipamentos, mas existem algumas diferenças no que diz respeito à especificações. O X Plus vem com 4 GB de memória e está disponível em duas versões no que diz respeito à capacidade de armazenamento, 64GB ou 128GB. Já o X vem com 3GB de memória e está disponível com 32 GB de capacidade de armazenamento.

O áudio também não foi negligenciado nestes equipamentos, sendo que a BQ resolveu incluir o amplificador inteligente TFA9896.

No que diz respeito à conetividade são compatíveis com redes 4G e incluem tecnologia NFC, WiFi Dual e Bluetooth 4.2. Incorporam também o novo sistema de navegação Galileu.

Quanto a preços e opções, o BQ Aquaris X Pro vai estar disponível em duas cores, preto e branco, em duas configurações: a versão de 64GB custa 369 Euros e a de 128 GB 409 Euros. Por outro lado, a versão X também disponível em duas cores diferentes, custa 289 Euros.

Se os quer adquirir ainda terá de esperar um pouco, uma vez que o Aquaris X só chega às lojas em Maio e o X Pro em Junho.

Para além dos dispositivos móveis, a impressora Witbox Go! também merece honras de destaque, especialmente por ser a primeira impressora Android 3D do mundo e vai custar 600 Euros.

Destaca-se por ser muito fácil de utilizar e por só demorar 15 minutos a lançar a sua primeira impressão, algo que normalmente leva duas horas na maioria dos modelos concorrentes.

Esta impressora ocupa menos espaço que a grande maioria das impressoras 3D que existem no mercado e tem a capacidade de imprimir peças até uma dimensão de 140x140mm. Em termos práticos esta dimensão é mais do que suficiente para a maioria das peças que necessitamos e dá origem a resultados muito interessantes como têm oportunidade de ver nas peças abaixo.

É também muito útil no campo da medicina e das próteses.

Este equipamento da BQ destaca-se ainda por um design atrativo que não é fácil encontrarmos neste tipo de dispositivos. Mas as principais diferenças não se resumem apenas à dimensão ou a aspetos técnicos.

A nível interno a Witbox Go! integra um processador Qualcomm 410 e utiliza o sistema operativo Android M, algo de novo no mundo da impressão 3D. A comunicação com o smartphone é feita através de WiFi e de uma aplicação proprietária denominada Zetup. Este dispositivo conta com diversos sensores que têm o objetivo de detetarem qualquer falha no “hotend”, na plataforma ou no filamento.

Share:
Bruno Fonseca

Dê a sua opinião