Os novos APU AMD Ryzen 3000U já foram benchmarked!

A AMD está neste momento a tratar dos últimos detalhes, dos seus novos APUs para portáteis e ultra-portáteis, Ryzen 3000U! Por isso, é normal que alguma informação comece a chegar à Internet.

Dito isto, o muito popular entusiasta de PCs, Tum Apisak, já partilhou algumas pontuações do benchmark Geekbench de pelo menos três modelos destes APUs AMD Ryzen 3000U:

Pois bem, o Ryzen 3 3200U é um processador dual core com 4 threads, enquanto que o Ryzen 3 3300U já é um processador relativamente mais poderoso com 4 núcleos de processamento físicos, mas também 4 threads.

AMD Ryzen 3000U


Como já deveria estar a imaginar, o Ryzen 5 3500U é o mais poderoso dos três! Com 4 núcleos de processamento e 8 threads. Quanto às frequências, o Ryzen 3200U tem uma frequência base de 2.6GHz enquanto que os outros têm ‘apenas’ uma frequência de 2.1GHz

As especificações da placa gráfica integrada ainda são desconhecidas. Visto que o Geekbench apenas testa a performance single-thread e multi-thread do CPU.

Contudo, embora fosse esperado um iGPU baseado na nova arquitetura Navi, que a AMD tem estado a trabalhar para as consolas PS5 e Xbox Scarlet… Parece que vamos receber novas iGPU Vega, ficando assim, a arquitetura Navi para os chips de gama alta.

Infelizmente, também ainda não é possível confirmar que a arquitetura adjacente seja a Zen 2 de 7nm… Afinal de contas, apesar da fonte mencionar o nome de código ‘Picasso’, o processador continua a ser identificado no programa como um chip ‘Raven Ridge’ de 14nm.

Além disto, o Ryzen 3 3300U parece ter a mesma exata configuração do Ryzen 5 2500U (Com uma frequência 5% mais alta). Enquanto que o Ryzen 5 3500U parece ser também muito similar ao Ryzen 7 2700U da geração passada!

Em suma, é provável que estes novos APU Ryzen de gama baixa, sejam apenas um refresh da anterior gama!

Quanto ao lançamento, a HP já está pronta a lançar portáteis (2 em 1), com estes chips! Mas só no próximo ano… Depois de uma apresentação na CES 2019, seria a minha aposta.


O que pensa sobre estes novos APUs? Será que têm ‘poder’ suficiente para dominar o segmento de portáteis ‘budget’ e de ultra portáteis? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário