Os módulos das câmeras estão a ficar gigantes! Porquê?

Já olhou bem para os P40 Pro e Mate 40 Pro da Huawei? O iPhone 12 Pro da Apple ou o mais recente Galaxy S21 Ultra da Samsung? O que têm em comum? É simples, um módulo de câmeras com um tamanho bastante significativo, e bem superior às gamas dos anos anteriores.

É uma tendência inegável da indústria, que alguns utilizadores odeiam, mas outros não se importam muito desde que a performance fotográfica aumente de nível.



Os módulos das câmeras estão a ficar gigantes! Porquê?

s21

Portanto, de facto, os telemóveis com módulos maiores, costumam tirar melhores fotos. Sendo exatamente por isso que as gigantes da indústria abraçaram esta tendência, tentando integrá-la da melhor maneira possível nos seus designs.

Mas porquê este aumento massivo? Vamos tentar perceber.

Muito resumidamente, é impossível fugir ao aumento do tamanho do módulo na gama mais alta do mercado, visto que as fabricantes estão numa constante corrida para serem as melhores no campo fotográfico.

iphone

Aliás, as fabricantes apostaram em sistemas periscópicos mesmo para tentar não aumentar demasiado a grossura dos aparelhos, na corrida ao Zoom de grande distância. (Um sistema que basicamente aumenta a distância entre a lente e o sensor de imagem, utilizando espelhos para refletir luz.)

Ou seja, apesar do aumento massivo no tamanho dos módulos, é inegável que também existe uma preocupação por parte das fabricantes, para não deixar que o sistema de câmeras arruíne o design e feeling premium nas gamas mais altas.

Em paralelo, depois do zoom, as fabricante também querem meter sensores de imagem melhores e por isso, maiores. Afinal de contas, com melhores sensores, é possível melhorar a captura de luz e qualidade da captura da imagem propriamente dita.

mate 40, huawei

Contudo, apesar de todas estas melhorias, as fabricantes querem manter algumas características de ano para ano, de forma a não ter de revolucionar todo o sistema fotográfico. Especialmente porque existe muito trabalho a ser feito para conseguir manter consistência entre as 3, 4 ou 5 câmeras de um smartphone. (E muitos sensores secundários passam de uma geração para a outra)

Muito resumidamente, não existe uma explicação simples para este aumento massivo na grossura dos aparelhos!

Mas existe algo em comum, entre todas as fabricante… Todas elas estão a ir ao limite das leis da física, e ao limite do design, para conseguir melhorar as capacidades das câmeras. Uma tendência que verdade seja dita, está a arruinar o mercado de câmeras dedicadas… Por isso, apesar do aumento da grossura e peso, é inegável que a coisa está a resultar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados