Ligue-se a nós

Especiais

Os melhores smartphones topo-de-gama do mercado

Patricia Fonseca

Publicado a

Já passou um mês desde que entrámos em 2018 e como tal é uma boa altura para se fazer um balanço acerca dos melhores equipamentos atualmente disponíveis no mercado. No advento do MWC que se realiza no final deste mês, revelamos as nossas escolhas no segmento topo-de-gama.

Samsung Galaxy Note 8

Especificações de topo, um design premium e uma configuração de câmara dupla na parte traseira fazem deste equipamento um dos melhores smartphones que pode encontrar no mercado.

O Note 8 destaca-se por ter um ecrã Quad HD + Infinity Display de 6,3 polegadas, com resolução de 2960×1440 pixéis, uma proporção de 18:9 e um processador Qualcomm Snapdragon 835. A isto junta-se 6GB de memória e 64GB de capacidade de armazenamento.

O Note tem uma câmara frontal de 8 megapixéis e uma configuração de câmara dupla na parte traseira com sensores de 12 megapixéis. Uma delas tem abertura f/1.7 e sistema de focagem automática dual pixel e lente grande angular. A outra tem uma abertura f/2.4 e zoom ótico de 2x. Ambas têm estabilização ótica de imagem.

Outras caracteristicas dão conta de uma bateria de 3300 mAh e do sistema operativo Android Nougat que muito em breve será atualizado para a versão Oreo.

Ao nível da conectividade encontramos o já habitual Wi-Fi dual-band 802.11ac, Bluetooth 5.0, 4G LTE, NFC, GPS, GLONASS e a porta USB-Tipo C. Já que falamos em especificações destaca-se ainda o medidor de batimento cardíaco, o leitor de impressões digitais e o sistema de análise à iris.

O que achamos

É praticamente impossível falar mal deste equipamento, apesar de acharmos que a autonomia poderia ser um pouco melhor. Embora possa ter uma proporção de ecrã que não agrade a todos os utilizadores, especialmente por ser demasiado estreito e muito alto, a maioria vai perceber as vantagens de tal configuração ao longo do tempo. É ultra-rápido, vem com câmara de elevada qualidade e um ecrã que sem dúvida nos arrebatou. É certo que não é barato e 1019 Euros não é um preço para todas as bolsas. No entanto se procuram um equipamento a pensar na produtividade com a ajuda da S Pen que está melhor do que nunca, vale certamente a pena o investimento.

Para ver o nosso teste completo aqui

Veja tambem aqui como este smartphone pode ser bom a produtividade.

Pode comprar este equipamento por 969,99 Euros aqui.

LG V30

Lançado este 2017 e concebido especialmente para concorrer com os equipamentos da Samsung, o V30 apresenta um ecrã 18:9 de 6 polegadas P-OLED, o que é uma grande mudança comparativamente ao ecrã IPS do antecessor.

O LG V30 é alimentado por um processador Snapdragon 835 com 4 GB de RAM, 64 GB de capacidade de armazenamento e uma bateria de 3,300 mAh, um leitor de impressões digitais e o sistema operativo Android Nougat mas que será atualizado para o Android Oreo.

Este equipamento disponibiliza uma câmara frontal de 16 MP com uma impressionante abertura f / 1.6 e um campo de visão de 71º. A segunda lente na parte traseira disponibiliza 13 MP com uma abertura f / 1.9 e um campo de visão de 120º. Embora esteja presente a estabilização ótica de imagem, está apenas disponível na lente principal. Destaca-se ainda uma lente Crystal Clear, desenvolvida para garantir uma imagem geral mais realista, comparativamente às lentes de plástico encontradas na maioria dos dispositivos móveis.

O LG V30 abandonou o segundo ecrã, agora a substitui-lo está uma barra flutuante que na prática é um menu que desliza e está presente à volta do ecrã, dando acesso a todas as opções que anteriormente estavam disponíveis no segundo ecrã.

O que achamos

Apesar de ser um smartphone de topo achamos que poderia ter 6 GB de memória RAM como acontece no Note 8 e no OnePlus 5. No entanto para quem gosta da LG este não deixa de ser um bom equipamento nomeadamente no que diz respeito às câmaras e à autonomia.

LER MAIS
Surpresas nas férias? Não caia em esquemas e mantenha-se seguro!

Pode comprar este equipamento por 899,99 Euros aqui.

Samsung Galaxy S8 e S8 Plus

Depois do sucesso do Samsung Galaxy S7 e do S7 Edge este fabricante sabia exactamente o que os utilizadores queriam. Um ecrã com elevada resolução, câmara de alta definição e uma bateria que durasse.

Pela primeira vez, a Samsung incluiu um ecrã curvo nos dois equipamentos, bem como a proporção 18.5: 9 que assegura uma utilização muito mais confortável. Este fabricante até resolveu abandonar o famoso botão home e incluir no ecrã as teclas de navegação.

O Samsung Galaxy S8 vem com um ecrã de 5.8 polegadas, que passa a 6.2 no caso do S8+. Apesar destas diferenças ao nível da dimensão, eles possuem a mesma resolução, ou seja, 1449×2960 pixéis, o que dá ao modelo com menores dimensões uma ligeira vantagem no que diz respeito à densidade de pixéis.

Ambos utilizam o mais recente chipset Exynos 8890 que é fabricado com tecnologia de 10nm. A isto junta-se a placa gráfica Mali-G71 MP20 que promete um desempenho 60% superior e 4GB de memória, 64 GB de armazenamento e ainda um slot para cartões microSD.

As câmaras é de 8 megapixéis na parte frontal, outra traseira de 12 com uma abertura focal de 1.7 juntamente com estabilização ótica de imagem. Em paralelo, a câmara parece lidar de forma ainda mais eficaz com a ausência de luz e as imagens são mais nítidas. Para além do que referimos é ainda possível capturar vídeo 4K e utilizar os modos de câmara lenta ou movimento rápido.

O que achamos

A Samsung fez sem dúvida um excelente trabalho e não é preciso utilizarmos estes equipamentos durante muito tempo para ficarmos a gostar deles. De uma forma geral, o ecrã e o design são sem dúvida os pontos de honra que podem levar alguém a adquirir estes dispositivos, mas não é só. A interface está melhor, o desempenho é verdadeiramente bom e temos a certeza que quem comprar o S8 ou o S8+ não se vai arrepender. A Câmara também não falha, especialmente em condições de luz reduzida. Importa salientar que no caso do S8+ a autonomia é muito boa comparativamente ao Note 8.

Leiam a nossa análise a estes equipamentos aqui.

Pode comprar o S8 por um preço de 679 Euros aqui e o S8+ por 779,99 Euros aqui.

OnePlus 5T

Este equipamento apresenta diversas melhorias que não se resumem apenas a software. Já tinhamos visto que este fabricante se preocupa muito com o sistema de carregamento rápido e com o jack de 3,5mm. O OnePlus 5T possui um ecrã AMOLED de 6 polegadas, com uma resolução de 2160 x 1080 pixéis. A isto junta-se uma proporção de 18:9. O ecrã grande toma conta da moldura, o que torna o equipamento mais atrativo e é melhor para as aplicações.

O sensor de impressões digitais está localizado na parte traseira e tem uma nova funcionalidade de poder desbloquear o ecrã com o seu rosto que funciona em menos 0.4 segundos.

Este equipamento disponibiliza ainda duas câmaras duplas na parte traseira com sensores de 20 MP e com uma abertura focal de 1.7. As lentes de zoom foram abandonadas para permitir uma melhor captura de fotos mesmo em condições de baixa luz.

Outras características dão conta de um processador Snapdragon 835, 6 ou 8 GB de memória RAM, 64 GB ou 128 GB de capacidade de armazenamento, uma bateria de 3,300mAh com sistema de carregamento rápido e o sistema operativo Android Nougat.

O que achamos

Este é eventualmente o equipamento da OnePlus que mais nos conquistou. O ecrã de 6 polegadas apresenta uma qualidade fora-de-série, assim como design, o software e o próprio desempenho. Se olharmos para o fator preço este pode ser um dos equipamentos mais interessantes da lista.

LER MAIS
Desativar o 'Histórico de Localização' não impede a Google de o seguir!

Pode adquirir este equipamento a partir de 499 Euros aqui.

Huawei Mate 10 Pro

O Huawei Mate 10 Pro é sem dúvida um equipamento com um aspecto verdadeiramente premium e destaca-se por ser o único smartphone no mercado português com inteligência artificial.

O ecrã é Full HD+ de 6 polegadas, com uma resolução de 2160×1080 pixéis e é muito estreito comparativamente ao que estávamos habituados nesta gama, graças à proporção tão na moda de 18:9. Esta redução não só contribui para dar um aspecto mais interessante ao equipamento, como para melhorar o acesso a todas as áreas do ecrã com o nosso polegar.

O processador Kirin 970 que garante a presença da inteligência artificial em diferentes aspetos deste equipamento. Isto é inclusivamente algo muito notório na câmara. Como por exemplo apontamos a câmara um determinado objeto, a unidade de processamento reconhece o tipo de objeto e ajusta a imagem segundo esses parâmetros em tempo real, quer durante a captura, quer no pós-processamento.

As câmaras mantêm a parceria da Huawei com a Leica. O sensor principal é a cores, tem 12 megapixeis e estabilização ótica de imagem. Já a segunda Câmara tem um sensor monocromático de 20 mp.

O Mate 10 Pro vem com 4 ou 6GB de memória e 64 ou 128GB de capacidade de armazenamento mas não suporta slot para cartões microSD. Disponibiliza ainda uma bateria de 4000mAh, leitor de impressões digitais, sistema operativo Android Oreo a interface EMUI 8.0.

O que achamos

Com o Mate 10 Pro a Huawei voltou novamente a elevar a fasquia. É um smartphone com um design extremamente atrativo que se destaca pelo elevado desempenho e pelas capacidades fotográficas que vão fazer com que até os mais desajeitados tirem fotografias excepcionais, culpa da Leica, mas sobretudo do sistema de inteligência artificial que se adapta a qualquer situação. Este equipamento possui ainda uma duração de bateria que o coloca uns pontos acima da concorrência.

Para ler a nossa completa clique aqui

Este equipamento pode ser adquirido por 878 Euros aqui.

HTC U11

Este é sem duvida um dos equipamentos mais interessantes do mundo Android. Vem com o processador de topo da Qualcomm, ou seja, o Snapdragon 835, ao qual se juntam 4GB de RAM e 64GB de capacidade de armazenamento (expansíveis através de cartão microSD).

Destaca-se também o ecrã de 5.5 polegadas, com uma resolução de 2560 por 1440 pixéis e uma bateria de 3.000 mAh. Possui ainda um sensor de impressões digitais localizado na parte traseira e claro, resistência à água.

O HTC U11 vem com um sensor BSI de 12MP e focagem automática ultra-rápida. A câmara possui OIS, Auto HDR Boost e uma abertura f / 1.7, o que é um bom indicador para o desempenho em condições de pouca luz. A câmara frontal, que vai até 16MP, também vem com Auto HDR Boost e diversas funcionalidades para garantir as melhores selfies.

Importa salientar ainda de que este dispositivo não tem uma ligação para auscultadores de 3,5 mm, porém o equipamento vem com um par de auscultadores de ouvido USonic que se ligam ao smartphone através da porta USB Tipo-C. Destacam-se as funcionalidades de cancelamento de ruído e ainda a possibilidade de ajustar o som ao seu ouvido.

O que achamos

O HTC U11 é um equipamento menos popular em Portugal, mas isto não significa que deve ser ignorado. Tem uma fantástica qualidade de construção, especificações avançadas e uma câmara com um excelente desempenho. A isto junta-se uma elevada qualidade de áudio e a caraterística única Edge Sense.

O preço é de 571,80 Euros e pode ser adquirido na Amazon Espanha. Lembramos que tem entrega grátis para Portugal.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

2 Comentários

2 Comments

  1. Fabio José Ramos Costa

    4 Fevereiro, 2018 at 11:04

    A imagem do HTC é do U11 plus e não do U11.
    Falta o Xperia XZ PREMIUM neste artigo, que dá uma coça em performance a qualquer um.
    Se no LG V30 acham que 6Gb de RAM são necessários (embora não sejam), não percebo porque nos outros que não têm 6Gb não se refere isso.

Partilhe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Hardware

Entretenimento

Publicidade

Auto

Jogos


Copyright © 2018 Leak.pt Todos os direitos reservados


Alojamento Web - WebHS