Connect with us

Ciência

Os Lagos numa lua de Saturno são assim – por isso nem pense em mergulhar!

Bruno Fonseca

Publicado a

Quando o calor aperta um bom mergulho é normalmente uma excelente opção, quer seja num mar, num rio ou até num lago que seja relativamente seguro. No entanto há lagos e lagos e um onde não quereriam mesmo mergulhar fica na lua de Saturno, Titã.

Para recordar a missão inovadora da Cassini, a NASA aproveitou a oportunidade para destacar uma das imagens mais impressionantes capturadas pela sonda espacial pouco antes da sua morte planeada.

A foto mostra um enorme conjunto de lagos e mares localizados perto do pólo norte de Titã. Eles parecem bastante agradáveis vistos de cima, mas definitivamente não são.

A Lua de Saturno, Titã, está realmente cheia de líquido. Os mares maciços – Punga Mare, Ligeia Mare e Kraken Mare – têm centenas de quilômetros de diâmetro, e os lagos menores também são bastante grandes.

Se tudo isto fosse água líquida, seria um verdadeiro paraíso, mas definitivamente não é. Em vez de água, Titã lida principalmente com metano e etano.

Os corpos líquidos que é possível observar, na realidade são conjuntos de etano líquido, com nuvens de metano acima e uma atmosfera tóxica a envolver todo o planeta.

“Com a sua atmosfera densa, Titã tem um ciclo de metano muito parecido com o ciclo de evaporação da Terra, formação de nuvens, chuva, escoamento superficial em rios e recolha em lagos e mares”, explica a NASA.

É um planeta incrivelmente hostil, pelo menos para a vida como a conhecemos, mas ainda é um lugar interessante para os cientistas estudarem.

O simples fato é que não sabemos onde é que a vida se pode formar. Sabemos que condições ajudaram a criar a vida na Terra, mas já estivemos errados acerca do que era necessário para sustentar a vida na passado.

Pensava-se que a luz do sol era uma necessidade absoluta, mas as criaturas encontradas no fundo do mar onde a luz não entra, provaram que a luz não era obrigatória.

O mesmo pode acontecer com a água? Poderia a vida subsistir num lago de etano? Muitos cientistas diriam que é pouco provável, mas também não é impossível.

Existe até a possibilidade de estar presente água líquida sob a superfície congelada do planeta, o que poderia permitir o desenvolvimento de microrganismos.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement Banner ESET

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos