Os clássicos da Nokia que podem renascer


Por em

Já passaram alguns dias desde que um rumor não confirmado deu conta que a HMD Global ia lançar uma nova versão do clássico Nokia 3310 no Mobile World Congress em Barcelona. Esta informação fez suspirar utilizadores um pouco por todo o mundo e foi notícia em praticamente todos os meios de comunicação. Caso isto se confirme, é provável que este fabricante esteja a apostar na nostalgia para tentar conquistar uma quota significativa de mercado. Nas próximas linhas dizemos-lhe alguns dos modelos que eventualmente poderão voltar à vida.

Nokia N93i

Este telefone, que foi lançado pela primeira vez em 2007, incluiu um número de peças móveis diferentes. Podia usá-lo como um telefone padrão, ou podia virar para cima um ecrã para aceder a diversas aplicações que corriam no sistema operativo Symbian. Era também possível girar as peças do telefone de modo a segurá-lo e utilizá-lo como uma câmara de vídeo.

Não seria interessante este tipo de equipamento voltar à vida, mas agora com câmaras de nova geração e ecrãs de alta-definição?

N-Gage

Foi há muitos anos atrás que a Nokia pensou em competir com a Nintendo por uma forte presença no mercado de jogos móveis. O resultado destes esforços foi o N-Gage. Lançado em 2003, o telefone parecia ser o concorrente ideal do Game Boy Advance, pelo menos antes de as pessoas o utilizarem de forma recorrente, uma vez que os designers da Nokia não souberam muito bem lidar com esta questão. É que, por exemplo, para se inserir um dos cartuchos de jogos era necessário tirar a tampa do telefone e remover a bateria.

Nem como telefone este equipamento conquistou os utilizadores. O microfone e o auscultador estavam localizados nas partes laterais e como tal quando pretendíamos falar com alguém o dispositivo tinha de ficar numa posição um pouco estranha.

Nokia 8110

Este telefone, lançado em 1996, era um equipamento de aparência normal para o seu tempo. Algumas pessoas apelidavam-no de “telefone banana” devido à sua forma ligeiramente curva. Em 1999 conseguiu a proeza de conquistar todas as atenções quando apareceu no filme The Matrix.

Nokia 808 PureView / Nokia Lumia 1020

Lançado em 2012, o Nokia 808 PureView acabou por ser o último smartphone Symbian da empresa. Importa salientar que a sua característica mais notável foi a câmara traseira PureView de 41.3MP. Mesmo em 2017, ainda mantém o recorde para o smartphone que tem o sensor de resolução mais alta.

Em 2013, o Nokia Lumia 1020 foi lançado com o Windows Phone 8. Ele também utilizava um sensor de 41,3 MP, como o Nokia 808 PureView, mas com alguns recursos extras como a estabilização ótica de imagem (OIS) e uma lente de alta resolução. Ambos os telefones não foram sucesso de vendas, apesar de um enorme esforço da Nokia e da Microsoft.

 

Não seria interessante a HMD trazer à vida o sensor de 41 megapixéis destes equipamentos e integrá-lo num smartphone Android?

Não se sabe ao certo o que o futuro poderá trazer, mas é muito provável que a HMD revisite a história da Nokia e traga para o presente os clássicos que marcaram gerações.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Workstation Portátil HP ZBook 15u com novo processador

Meitu T8: O smartphone para selfies com câmara dupla frontal

Seguinte