Inicio Especiais Os clássicos da Nokia que podem renascer

Os clássicos da Nokia que podem renascer

Já passaram alguns dias desde que um rumor não confirmado deu conta que a HMD Global ia lançar uma nova versão do clássico Nokia 3310 no Mobile World Congress em Barcelona. Esta informação fez suspirar utilizadores um pouco por todo o mundo e foi notícia em praticamente todos os meios de comunicação. Caso isto se confirme, é provável que este fabricante esteja a apostar na nostalgia para tentar conquistar uma quota significativa de mercado. Nas próximas linhas dizemos-lhe alguns dos modelos que eventualmente poderão voltar à vida.

Nokia N93i

Este telefone, que foi lançado pela primeira vez em 2007, incluiu um número de peças móveis diferentes. Podia usá-lo como um telefone padrão, ou podia virar para cima um ecrã para aceder a diversas aplicações que corriam no sistema operativo Symbian. Era também possível girar as peças do telefone de modo a segurá-lo e utilizá-lo como uma câmara de vídeo.

Não seria interessante este tipo de equipamento voltar à vida, mas agora com câmaras de nova geração e ecrãs de alta-definição?

N-Gage

Foi há muitos anos atrás que a Nokia pensou em competir com a Nintendo por uma forte presença no mercado de jogos móveis. O resultado destes esforços foi o N-Gage. Lançado em 2003, o telefone parecia ser o concorrente ideal do Game Boy Advance, pelo menos antes de as pessoas o utilizarem de forma recorrente, uma vez que os designers da Nokia não souberam muito bem lidar com esta questão. É que, por exemplo, para se inserir um dos cartuchos de jogos era necessário tirar a tampa do telefone e remover a bateria.

Nem como telefone este equipamento conquistou os utilizadores. O microfone e o auscultador estavam localizados nas partes laterais e como tal quando pretendíamos falar com alguém o dispositivo tinha de ficar numa posição um pouco estranha.

Nokia 8110

Este telefone, lançado em 1996, era um equipamento de aparência normal para o seu tempo. Algumas pessoas apelidavam-no de “telefone banana” devido à sua forma ligeiramente curva. Em 1999 conseguiu a proeza de conquistar todas as atenções quando apareceu no filme The Matrix.

Nokia 808 PureView / Nokia Lumia 1020

Lançado em 2012, o Nokia 808 PureView acabou por ser o último smartphone Symbian da empresa. Importa salientar que a sua característica mais notável foi a câmara traseira PureView de 41.3MP. Mesmo em 2017, ainda mantém o recorde para o smartphone que tem o sensor de resolução mais alta.

Em 2013, o Nokia Lumia 1020 foi lançado com o Windows Phone 8. Ele também utilizava um sensor de 41,3 MP, como o Nokia 808 PureView, mas com alguns recursos extras como a estabilização ótica de imagem (OIS) e uma lente de alta resolução. Ambos os telefones não foram sucesso de vendas, apesar de um enorme esforço da Nokia e da Microsoft.

 

Não seria interessante a HMD trazer à vida o sensor de 41 megapixéis destes equipamentos e integrá-lo num smartphone Android?

Não se sabe ao certo o que o futuro poderá trazer, mas é muito provável que a HMD revisite a história da Nokia e traga para o presente os clássicos que marcaram gerações. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...