Os cabos HDMI 2.1 estão finalmente a chegar em força ao mercado

As consolas de nova geração já apostam no standard HDMI 2.1, além disto, temos cada vez mais TVs no mercado a trazer suporte à tecnologia, incluindo na gama média/alta. Por isso, com mais e mais produtos no mercado com suporte ao HDMI 2.1, temos agora também cada vez mais oferta de cabos capazes de oferecer todas as potencialidades da ‘novidade’ do mundo da multimédia.

Novidade? Mais ou menos, é que o HDMI 2.1 já foi lançado há mais de 3 anos, mas apenas agora temos uma grande variedade de produtos no mercado com suporte. (Estes standards demoram sempre um pouco até ficarem massificados. Devido à lentidão na troca de aparelhos como as TVs, por parte dos consumidores.)



Os cabos HDMI 2.1 estão finalmente a chegar em força ao mercado

hdmi, hdmi 2.1

Portanto, temos agora vários produtos no mercado com suporte ao HDMI 2.1. O que por sua vez significa suporte a 4K@120Hz, 8K@60Hz, Dynamic HDR e eARC. Por isso, com a chegada das novas consolas, novas gamas de TV, e até soundbars com suporte à tecnologia, temos cada vez mais consumidores a perguntar que aparelhos HDMI 2.1 comprar, em vez de perguntar quando é que finalmente chegam às prateleiras.

Ora leia o que o CEO e Presidente da HDMI LA (Rob Tobias) teve a dizer:

“É excitante ver tantos novos produtos disponíveis no mercado com acesso às novas funcionalidades. Com o lançamento das consolas de nova geração, os consumidores podem agora tirar partido da performance máxima do standard. Especialmente agora que temos quase 10 mil milhões de aparelhos HDMI lançados desde o ano de 2002. É a tecnologia universal para produtos de eletrónica de consumo há quase 20 anos”

Além das funcionalidades em cima, temos ainda de incluir o VRR (Variable Refresh Rate), ALLM (Auto Low Latency Mode) e QFT (Quick Frame Transport), que em conjunto com as resoluções 4K e 8K, e as tecnologias HDR e eARC, transformam o mundo do entretenimento para melhor. Aliás, com a tecnologia FRL (Fixed Rate Link), o HDMI 2.1 garante ainda um esquema de correção de erros muito robusto.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também