Foi hoje! A minha paciência com a atual estratégia das grandes fabricantes de meter anúncios em tudo e mais alguma coisa esgotou. Quando? Numa das tarefas mais mundanas no meu dia-a-dia. Foi quando liguei a minha TV LG OLED CX para ir ver o mais recente episódio de Ashoka, e apareceu-me um anúncio na página inicial da TV. Uma televisão que na altura custou qualquer coisa como 2000€.
Mas como assim? Como é que estão a aparecer anúncios numa TV que comprei, com o meu dinheiro, com muito sacrifício à mistura. Uma TV que vamos ser honestos… Custou os olhos da cara!
Ainda tem paciência para isto?
Os anúncios estão em todo o lado, e já não consigo lidar!
Pois bem, ao longo destes últimos anos, é inegável que a estratégia está em meter anúncios em tudo e mais alguma coisa. É o YouTube que começou a aumentar a duração e quantidade de anúncios que aparecem em cada vídeo. São as redes sociais como o Instagram e o TikTok que mete um anúncio (ou mais) entre cada duas publicações reais e originais. É o Spotify que também decidiu começar a limitar o seu plano ‘Free’.
Porém, há algo muito importante em comum em todos estes serviços… Quase todos eles são gratuitos, ou têm uma vertente gratuita. Ou seja, ver anúncios para apoiar o desenvolvimento e manutenção de uma plataforma gratuita irrita-me, mas irrita-me pouco.
Por outro lado, ver o mundo do streaming a caminhar para o apoio de anúncios em subscrições já por si pagas já é para mim o pisar de uma linha. É o culminar de uma estratégia que só vê dinheiro à frente, e muito honestamente demonstra que as empresas já não sabem onde o ir buscar.
Quer um exemplo de algo ainda mais ganancioso? É o exemplo que dei em cima. Anúncios na minha TV? Sempre que a ligo? Num produto que paguei por inteiro sem qualquer desconto? Desculpem, mas estamos a abusar!
É que isto não acontece apenas nas TVs LG, acontece também nos produtos de outras fabricantes como é o caso da Samsung.
É algo que me faz questionar “Onde é que isto vai parar”? Saio de casa e aparece um drone com um anúncio em papel para eu ler? Entro no carro e aparece um anúncio da Trident para comer uma pastilha antes de ligar a ignição?
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião e experiência acerca de tudo isto. Todos nós sabemos que os anúncios são essenciais no mundo da Internet. Mas estamos a abusar! Ou não?