Inicio Hardware Os AMD Ryzen 3000 vão chegar aos 16 núcleos e 32 threads!

Os AMD Ryzen 3000 vão chegar aos 16 núcleos e 32 threads!

Ontem, na CES 2019, a AMD revelou dois produtos que vão dar muito que falar! A nova placa gráfica Radeon VII que finalmente traz alguma competição à NVIDIA, conseguindo vencer a RTX 2080. E ainda uma ‘Preview’ da próxima geração de processadores AMD Ryzen 3000, baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm.

Como parte da revelação dos AMD Ryzen 3000, a CEO Lisa Su, mostrou uma ‘mano-a-mano’ de uma sample com 8 Núcleos / 16 Threads ‘Zen 2’ vs um Intel Core i9-9900K, que tem o mesmo número de núcleos e threads.

AMD Ryzen 3000

Em suma, o CPU da AMD conseguiu vencer o duelo! Apesar de ter sido por uma margem mínima… Contudo, é provável que esta nem seja a versão mais apetrechada da próxima gama de processadores!

No fim de tudo isto, a CEO da AMD, decidiu mostrar o que se esconde debaixo do capô do processador em causa! Revelando dois ‘Chiplets’!… Ou seja, a AMD vai levar para o mercado de consumo tradicional, a mesma filosofia de design que implementou nos processadores EPYC com 64 núcleos e 128 threads.

É sem dúvida aqui, que as coisas começam a ficar muito interessantes…

AMD Ryzen 3000

Afinal de contas, se olharmos para o chip com alguma atenção, vemos que a ‘die’ maior, responsável por todas as operações de I/O, se encontra numa posição central (No lado esquerdo). Enquanto que o CPU propriamente dito está no lado direito, numa posição mais subida, com bastante espaço por baixo…

Talvez um espaço reservado para outra ‘die’ de 8 núcleos e 16 threads? Até porque podemos ver alguns pinos de conexão nesse espaço!

Há algumas semanas, um rumor bastante interessante, já tinha mencionado um design deste género! Sugerindo que a AMD vai mesmo lançar um processador ‘Super Topo de Gama’ com 16 núcleos e 32 threads, utilizando assim 3 ‘dies’ no mesmo chip

(Uma para I/O e duas ‘dies’ de processamento com 8 Núcleos e 16 Threads cada)


  • Ryzen 3000 – Leak das Especificações e Preço (16 núcleos a 5.1GHz!) – Clique aqui

AMD Ryzen 3000 – Isto também pode significar APUs extremamente poderosos!

Curiosamente, além disto, é ainda possível e até bastante provável, que como o rumor anteriormente mencionado sugeriu… O espaço de baixo seja usado para a implementação de um GPU integrado ‘Vega’ ou ‘Navi’ para a próxima geração de APUs AMD Ryzen.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

A Microsoft já veio comentar a alegada vantagem da PlayStation 5!

Tanto a PS5 como a nova Xbox Series X já chegaram ao mercado há algumas semanas! No entanto, ao que tudo indica, a Microsoft...

Não consegue meter as mãos numa RTX 30? De quem é a culpa?

Se por acaso ainda tem esperanças de meter uma RTX 30 no seu PC até ao fim do ano, talvez seja boa ideia tirar...

O PSVR2 vai trazer haptic feedback para o mundo do VR!

Ao que tudo indica, o novo e revolucionário comando DualSense não vai ser o único periférico ou acessório para a PlayStation 5 com a...

Surface Laptop 4 e Surface Pro 8: há novidades fresquinhas!

No próximo ano devemos ter uma atualização aos Surface Laptop e Surface Pro. Digo isto porque hoje as imagens do Surface Laptop 4 e...

Canon confirma publicamente ataque de ransomware e roubo

Ninguém está livre disto! A Canon confirmou que o ataque de Agosto foi causado por ransomware. Para além disso, os atacantes conseguiram roubar dados...