Ontem, na CES 2019, a AMD revelou dois produtos que vão dar muito que falar! A nova placa gráfica Radeon VII que finalmente traz alguma competição à NVIDIA, conseguindo vencer a RTX 2080. E ainda uma ‘Preview’ da próxima geração de processadores AMD Ryzen 3000, baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm.
Como parte da revelação dos AMD Ryzen 3000, a CEO Lisa Su, mostrou uma ‘mano-a-mano’ de uma sample com 8 Núcleos / 16 Threads ‘Zen 2’ vs um Intel Core i9-9900K, que tem o mesmo número de núcleos e threads.
Em suma, o CPU da AMD conseguiu vencer o duelo! Apesar de ter sido por uma margem mínima… Contudo, é provável que esta nem seja a versão mais apetrechada da próxima gama de processadores!
No fim de tudo isto, a CEO da AMD, decidiu mostrar o que se esconde debaixo do capô do processador em causa! Revelando dois ‘Chiplets’!… Ou seja, a AMD vai levar para o mercado de consumo tradicional, a mesma filosofia de design que implementou nos processadores EPYC com 64 núcleos e 128 threads.
É sem dúvida aqui, que as coisas começam a ficar muito interessantes…
Afinal de contas, se olharmos para o chip com alguma atenção, vemos que a ‘die’ maior, responsável por todas as operações de I/O, se encontra numa posição central (No lado esquerdo). Enquanto que o CPU propriamente dito está no lado direito, numa posição mais subida, com bastante espaço por baixo…
Talvez um espaço reservado para outra ‘die’ de 8 núcleos e 16 threads? Até porque podemos ver alguns pinos de conexão nesse espaço!
Há algumas semanas, um rumor bastante interessante, já tinha mencionado um design deste género! Sugerindo que a AMD vai mesmo lançar um processador ‘Super Topo de Gama’ com 16 núcleos e 32 threads, utilizando assim 3 ‘dies’ no mesmo chip
(Uma para I/O e duas ‘dies’ de processamento com 8 Núcleos e 16 Threads cada)
- Ryzen 3000 – Leak das Especificações e Preço (16 núcleos a 5.1GHz!) – Clique aqui
AMD Ryzen 3000 – Isto também pode significar APUs extremamente poderosos!
Curiosamente, além disto, é ainda possível e até bastante provável, que como o rumor anteriormente mencionado sugeriu… O espaço de baixo seja usado para a implementação de um GPU integrado ‘Vega’ ou ‘Navi’ para a próxima geração de APUs AMD Ryzen.