Os AMD Ryzen 3000 vão chegar aos 16 núcleos e 32 threads!

Ontem, na CES 2019, a AMD revelou dois produtos que vão dar muito que falar! A nova placa gráfica Radeon VII que finalmente traz alguma competição à NVIDIA, conseguindo vencer a RTX 2080. E ainda uma ‘Preview’ da próxima geração de processadores AMD Ryzen 3000, baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm.

Como parte da revelação dos AMD Ryzen 3000, a CEO Lisa Su, mostrou uma ‘mano-a-mano’ de uma sample com 8 Núcleos / 16 Threads ‘Zen 2’ vs um Intel Core i9-9900K, que tem o mesmo número de núcleos e threads.

AMD Ryzen 3000

Em suma, o CPU da AMD conseguiu vencer o duelo! Apesar de ter sido por uma margem mínima… Contudo, é provável que esta nem seja a versão mais apetrechada da próxima gama de processadores!

No fim de tudo isto, a CEO da AMD, decidiu mostrar o que se esconde debaixo do capô do processador em causa! Revelando dois ‘Chiplets’!… Ou seja, a AMD vai levar para o mercado de consumo tradicional, a mesma filosofia de design que implementou nos processadores EPYC com 64 núcleos e 128 threads.

É sem dúvida aqui, que as coisas começam a ficar muito interessantes…

AMD Ryzen 3000

Afinal de contas, se olharmos para o chip com alguma atenção, vemos que a ‘die’ maior, responsável por todas as operações de I/O, se encontra numa posição central (No lado esquerdo). Enquanto que o CPU propriamente dito está no lado direito, numa posição mais subida, com bastante espaço por baixo…

Talvez um espaço reservado para outra ‘die’ de 8 núcleos e 16 threads? Até porque podemos ver alguns pinos de conexão nesse espaço!

Há algumas semanas, um rumor bastante interessante, já tinha mencionado um design deste género! Sugerindo que a AMD vai mesmo lançar um processador ‘Super Topo de Gama’ com 16 núcleos e 32 threads, utilizando assim 3 ‘dies’ no mesmo chip

(Uma para I/O e duas ‘dies’ de processamento com 8 Núcleos e 16 Threads cada)


  • Ryzen 3000 – Leak das Especificações e Preço (16 núcleos a 5.1GHz!) – Clique aqui

AMD Ryzen 3000 – Isto também pode significar APUs extremamente poderosos!

Curiosamente, além disto, é ainda possível e até bastante provável, que como o rumor anteriormente mencionado sugeriu… O espaço de baixo seja usado para a implementação de um GPU integrado ‘Vega’ ou ‘Navi’ para a próxima geração de APUs AMD Ryzen.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!