(Saúde) Imunidade – Os alimentos ideais segunda a ciência!

Cada vez mais se sabe que a alimentação está intimamente relacionada com a nossa saúde. E, como tal, consumir mais alimentos que estimulam a nossa imunidade é sempre importante. Até porque em boa verdade, estes alimentos podem de facto ser saborosos!

Assim, ao consumir mais alimentos deste tipo, pode em parte prevenir algumas constipações. Isto porque quanto mais competente for o nosso sistema imunitário, melhor será a sua proteção.

Assim sendo, vamos então saber quais são estes alimentos:

Frutas cítricas

É bastante comum as pessoas aumentarem o consumo deste tipo de frutas quando estão mais adoentadas ou se sentem mais frágeis. O que é realmente muito interessante! No entanto, a verdade é que estas frutas são ricas em vitamina C. E caso não saiba, esta estimula a produção de glóbulos brancos… sendo uma classe de células importantíssimas para o sistema imunitário! Dito isto, podemos facilmente afirmar que a vitamina C auxilia o bom funcionamento das nossas defesas.

Resumidamente, este grupo é composto por: limão, lima, laranja, toranja entre outros…

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Pimento vermelho

Se acha que só os frutos cítricos são ricos em vitamina C, desengane-se! O pimento vermelho é apenas um bom exemplo. Aliás, de forma bem curiosa, o pimento vermelho conta com 2 vezes mais vitamina C que a laranja. Adicionalmente, é ainda rico em beta-caroteno, que por sua vez irá auxiliar no bom funcionamento da pele e de algumas mucosas.

Brócolos

Não só rico em vitamina C, como também em vitamina A e E.

É importante referir que a deficiência de vitamina A está cada vez mais relacionada com o aumento de doenças infecciosas. Adicionalmente, a vitamina E para além de ser um anti-oxidante é também um bom imunomodulador da resposta imune.

Ademais, o brócolo é rico em fibra e, como tal, ajuda na seleção das boas bactérias intestinais que cada vez mais se destacam por um papel da imunidade!

Alho

O alho têm muitos compostos organossulfurados benéficos. Assim como a alcina que é tão conhecida!

Fundamentalmente, estes apresentam inúmeras propriedade biológicas. Assim sendo, quando o alho é extraído e isolado em suplementos alimentares, é capaz de exibir um amplo espectro de benefícios para a saúde. Dito isto, propriedades contra infeções microbianas, assim como cardioprotetoras, anticancerígena e anti-inflamatórias são algumas.

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Gengibre

Para além de ser muito saboroso, é também um alimento muito benéfico! Ou seja, junta-se o útil ao agradável.

Dito isto, o gengibre tem potencial para tratar doenças tais como artrite e reumatismo, úlceras e indigestão assim como aterosclerose e hipertensão. Mas não só! Adicionalmente, pode ainda referir-se o seu potencial antimicrobiano. Ou seja, pode ainda ajudar no tratamento de doenças infecciosas.

Paralelamente, é um alimento com propriedades contra o enjoo. Nomeadamente, enjoo de movimento, viagem, alimentos e, inclusive existem suplementos nas farmácias de gengibre para as náuseas na gravidez!

Concluindo, podemos afirmar com toda a certeza que o gengibre é um alimento fantástico para a imunidade!

Iogurte

Antes de mais, para que este alimento desempenhe a sua ação, evite iogurtes açucarados! Neste item, estamos a falar do iogurte simples e natural… sem “adicionados”.

Dito isto, os iogurtes são alimentos ricos em bactérias boas – probióticos!

Assim, o consumo frequente de alimentos ricos em probióticos leva a uma estimulação da imunidade e consequentemente resistência a infeções. Ademais, são produtos benéficos para controlar o stress oxidativo, assim como na melhoria da imunidade das mucosas.  Nomeadamente, mucosa intestinal. Por fim, o uso de iogurtes ricos em probiótico ajuda no trânsito intestinal e evita diarreias!

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Açafrão

Este alimento assim como a sua cor remete-nos imediatamente para o caril. Mal sabemos nós a quantidade de artigos científicos que relacionam este alimento a citocinas anti-inflamatórias numa só garfada!

O potencial anti-inflamatório do açafrão está relacionado às suas fortes propriedades antioxidantes e de eliminação de radicais livres. Além disso, o açafrão apresenta evidências de aumentar células e mediadores celulares da imunidade! Para além disso, apresenta uma diversidade de atividades farmacológicas devido à sua capacidade de interagir com vários alvos biológicos e diferentes vias de sinalização.

Frequentemente usado em casos de artite reumatóide bem como na osteoartrite. Do mesmo modo, pode ajudar nos danos musculares induzidos pelo exercício físico.

Concluindo, o açafrão é o rei da modulação da imunidade!

 

Ananás

O ananás contém a bromelaína que não é mais do que uma mistura complexa de enzimas com notáveis propriedades terapêuticas.

Aliás… o “Ananase” que é um medicamento não sujeito a receita médica têm como substância ativa – Bromelaína!

A bromelaína aumenta a biodisponibilidade bem como diminui os efeitos colaterais associadas a alguns antibióticos. Para lém disso, atua como imunomodulador, têm propriedades contra as metástases, edemas, trombos e ainda apresenta efeito anti-inflamatório.

Assim, há um contínuo interesse no valor terapeutico da bromelaína devido à suas propriedade bioquímicas e farmacológicas.

Se quiser saber mais sobre: “Ansiedade – os 6 alimentos que ajudam! Com evidências científicas!” clique aqui!


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