Esta é a origem da seta que tem nos seus sistemas GPS!

Se costuma utilizar com frequência sistemas GPS então de certeza que já deu conta de um cursor em forma de seta que representa a nossa localização e para onde nos dirigimos. Já alguma vez tinha pensado de onde vem este símbolo? Acredite que a resposta pode ser surpreendente! Assim vamos dizer-lhe qual a origem da seta que tem nos seus sistemas GPS.

Esta é a origem da seta que tem nos seus sistemas GPS!

origem da seta GPS

O cursor de navegação em forma de seta apresentado em muitas unidades de GPS e sistemas de navegação foi visto pela primeira vez no aparelho Etak Navigator em 1985. O Navigator foi o primeiro sistema de navegação informatizado para automóvel no mundo. Na altura ele não utilizava GPS, mas, em vez disso, apostava noutro método inteligente para acompanhar a sua posição num ecrã.

Para marcar a localização do carro no ecrã, o Etak utilizava um cursor em forma de seta no centro do ecrã. Desde então, este símbolo de navegação tem sido utilizado ao longo das várias décadas.

- Advertisement -

Para além disso a seta tem, por vezes, mudado de cor e algumas formas têm sido ajustadas.

Mas afinal qual a origem?

A Etak começou como uma empresa financiada pela empresa de incubadoras do cofundador da Atari, Nolan Bushnell, a Catalyst Technologies. De facto, três engenheiros da SRI, Stan Honey, Ken Milnes e Alan Philips, fundaram a Etak com o objetivo de criar um sistema de navegação no carro que pudesse acompanhar a nossa posição num mapa onde quer que conduzisse.

Pelo facto de pertencerem ao mesmo grupo os engenheiros da Etak cruzaram-se muitas vezes com ex-engenheiros atari, como o designer Pong Allan Alcorn. Ora isto levou a que a seta nascesse com inspiração num conhecido jogo da Atari. Falo de Asteroids e que foi um verdadeiro sucesso na altura. Foi um jogo que data de 1979!

Em Asteroids controlamos uma nave em forma de triângulo que deve destruir o maior número possível de rochas espaciais flutuantes. Se olharmos para a forma da nave e para a forma do cursor de navegação percebemos logo as semelhanças.

Assim da próxima vez que vir a famosa seta no seu sistema GPS, seja ele qual for, vai poder lembrar-se que na realidade é uma pequena nave espacial.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.