Mini-Review OPPO Reno 12 Pro: inteligência artificial para todos!

A IA chegou para nos facilitar a vida. Pelo menos é isso que pregam os grandes defensores desta tecnologia. No entanto e mais do que nunca é atualmente uma grande ferramenta de marketing. As marcas sabem que a Inteligência Artificial vende e como tal agarram-se a este chavão para darem ainda mais brilho aos seus produtos. Nos smartphones vemos praticamente todos os fabricantes a aproveitarem-se disto, na maioria das vezes, com benefícios claros para os utilizadores. A OPPO não ficou atrás e aproveitou ao máximo a IA para a edição global do OPPO Reno 12 Pro. Mas o que faz ao certo a IA neste smartphone? O hardware consegue dar resposta?

Mini-Review OPPO Reno 12 Pro: inteligência artificial para todos!

Design

A primeira coisa que temos de destacar neste equipamento é sem dúvida o design. E isto porque, sobretudo ao nível da cor que recebemos, não é normalmente aquilo que costumamos encontrar neste tipo de equipamentos. No nosso caso recebemos a versão Nebula Silver que utiliza aquilo a que a OPPO chama de Fluid Ripple Texture. Isto dá à parte de trás do smartphone um efeito visual 3D de líquido movendo-se sob o vidro. Diria que esta versão se adapta que nem uma luva ao público feminino até porque é um equipamento bastante elegante.

OPPO Reno 12 Pro

As extremidades planas do telemóvel conferem-lhe um aspeto moderno e a sua superfície reflectora dá a impressão de uma natureza metálica. Trata-se, no entanto, de um truque, uma vez que o material é, na verdade, uma nova liga proprietária que a OPPO promete ter a mesma durabilidade, mas com menos peso.

É por tudo isto que este equipamento pesa cerca de 180 gramas. Ainda assim a utilização desta liga tem apenas um problema para mim. Faz com que este smartphone pareça um pouco frágil.

O ecrã do OPPO Reno 12 Pro

Hoje em dia, os designs dos smartphones optam por arestas planas ou pelos ecrãs curvos mais tradicionais. O OPPO Reno 12 Pro é um pouco diferente. Tem uma curvatura mínima, não só nos lados esquerdo e direito, mas também na parte superior e inferior. É algo que resulta bem e que mostra que os ecrãs curvos podem continuar.

O ecrã é OLED tem a dimensão de 6.7 polegadas e uma resolução FHD+.

Desempenho

O OPPO Reno 12 Pro é novo nos mercados globais. Fora deles já existia. Isso veio com um problema. É que este equipamento utiliza um chipset MediaTek Dimensity 7300-Energy personalizado. Esta variante do processador é voltada para o uso mais eficiente da bateria. Mas o mais importante aqui a reter é que se trata de um processador de gama média. Ainda assim quando começar a utilizar este equipamento vai perceber que isto não se nota muito. Sobretudo pelo facto de estarem presentes 12 GB de RAM.

Câmaras

A OPPO orgulha-se do sistema de imagem do Reno 12 Pro, e por boas razões. Possui dois sensores de 50MP, um para a câmara principal e outro para a teleobjetiva. Ainda só utilizámos durante dois dias mas a verdade é que conseguem produzir imagens impressionantes, mesmo nos dias nublados que estiveram. Depois tem os truques habituais como os efeitos bokeh no modo de retrato, criando uma separação precisa entre o primeiro e o segundo plano e dando a este último a normal desfocagem. Infelizmente, a câmara ultra grande angular de 8 MP não se compara a estas duas, mas, felizmente, ainda consegue fazer o básico.

OPPO Reno 12 Pro

Ainda mais impressionante, no entanto, é a câmara frontal de 50 MP que não só tem focagem automática, como também pode gravar vídeos em qualidade 4K UHD.

Dado que o principal ponto de venda desta geração da família Reno é a IA, não a podemos deixar de fora. Há uma combinação de funcionalidades de IA capazes de resultados muito interessantes. No entanto e como precisamos de mais algum tempo vamos deixar a análise à câmara mais para o final da semana.

Bateria

O Reno 12 Pro tem uma bateria de 5.000 mAh. Ou seja, o habitual hoje em dia. Mas o que se destaca mesmo é que carrega super-rápido com o carregador SuperVooc de 80 W. Falamos de 76% em 30 minutos! 41 minutos dão-lhe os 100% completos.

O preço do OPPO Reno 12 Pro

O OPPO Reno 12 Pro é bastante atraente e possui muitas funções que normalmente só estão disponíveis nos topos-de-gama. Ao mesmo tempo, oferece um desempenho muito interessante. Mas será que isto vale o preço que a OPPO está a pedir? Claro que só com a parte do teste às câmaras incluída é que vamos poder suportar verdadeiramente a nossa resposta. No entanto para o que oferece podemos adiantar que é sem dúvida um preço justo.

OPPO Reno 12 Pro

Olhando para os preços disponíveis no KuantoKusta este equipamento está disponível a partir dos 500 Euros. Tendo isto em consideração o OPPO Reno 12 Pro representa uma nova geração de smartphones que está a tornar a IA mais acessível às massas com opções mais económicas.

Claro que aqui surgem várias questões. Se as pessoas gostam e se identificam com a interface OPPO ColorOS Android.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados