Os smartphones dobráveis ainda têm um longo caminho a percorrer até se tornarem numa moda. No entanto deixam qualquer pessoa interessada pelas características inovadoras que oferecem. Até o Galaxy Fold que teve os problemas iniciais que conhecemos é um equipamento fantástico. Agora depois do gigante coreano ter revelado ao mundo a sua aposta, bem como a Huawei e com outros a seguirem-se, a Oppo prepara também uma novidade!
Oppo prepara smartphone dobrável com câmara pop-up!
Uma patente da OPPO relativa ao seu smartphone dobrável foi submetida em outubro de 2018 no Escritório Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO), tendo sido publicada recentemente. A listagem também nos dá uma ideia acerca do que esta empresa pode ter preparado para o seu dobrável.
A característica mais espetacular do design é definitivamente a câmara pop-up que vale a este dispositivo um design imersivo. Temos assim um ecrã total com molduras ultra-finas.
Entretanto, com o design pop-up, é possível que a câmara seja usada nos formatos dobrado e desdobrado.
O ecrã dobra-se para fora com a dobradiça do smartphone a garantir um suporte rígido.
As renderizações também mostram que o dispositivo possui uma saída de áudio de 3,5 mm.
Resta agora saber quais os planos da Oppo para apresentar este dispositivo ao mundo.
Entretanto, esta não é a única novidade em que este fabricante está a trabalhar. De facto, os esforços estão agora também concentrados no desenvolvimento de uma câmara para selfies escondida no ecrã.
As informações surgem de um engenheiro da equipa de investigação e desenvolvimento da OPPO e revelam as novidades acerca desta tecnologia de última geração.
Assim, segundo este engenheiro que trabalha para a OPPO, este sistema começou a ser estudado em 2017. No entanto a tecnologia ainda não estava suficientemente avançada para que fosse tornado pública.
Lembramos que a obsessão do mercado por uma experiência de ecrã total começou em 2016. Nessa altura a Xiaomi lançou o Xiaomi Mi Mix. Desde aí e até agora foram surgindo diversas apostas no mercado, desde as monocelhas mais largas até às que têm a forma de gota de água. As câmaras pop-up são outra das alternativas. No entanto nada parece ser tão eficaz, ou pelo menos tão interessante, como esta nova tecnologia.
O engenheiro da OPPO revela que o maior desafio na implementação desta tecnologia é que ninguém ainda o conseguiu fazer. Ele compara o seu desenvolvimento a atravessar um rio apenas sentindo as pedras que estão no fundo. É que de facto há inúmeras dificuldades associadas a integrar esta tecnologia num smartphone comercial.
A câmara dentro do ecrã tem de trabalhar com outro hardware e sem quaisquer falhas.
Para este efeito são necessários diversos algoritmos para aperfeiçoar a experiência de utilização. No entanto, se for implementada corretamente, dará origem a uma experiência como nenhuma outra até à data.
Um aspecto interessante é que conforme refere o engenheiro da OPPO este sistema não acrescenta qualquer peso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!