Como se esperava, a Oppo anunciou oficialmente no MWC a capacidade de zoom até 10x sem perdas. Isto é sem dúvida espetacular. Este sistema estará integrado numa configuração de câmara tripla que inclui um sensor principal de 48 megapixéis, outro grande angular de 120º e um sensor telefoto.

Uma capacidade de zoom sem perdas até 10 vezes é realmente fantástico

Duas das câmaras, a principal e telefoto, tem estabilização ótica de imagem. De facto, as imagens que a Oppo apresentou são impressionantes. Entretanto esta funcionalidade vai estar disponível num dispositivo que será lançado no segundo trimestre. O zoom sem perdas significa que a qualidade geral da imagem não é afetada negativamente pelo zoom.

Para além de apresentar a nova funcionalidade de zoom, a Oppo abordou também o próximo smartphone 5G, que ainda não tem nome. O dispositivo será alimentado pelo chipset Snapdragon 855 e terá o modem Snapdragon X50 5G. Este dispositivo estará em exibição no MWC na próxima semana e também será lançado durante o segundo trimestre do ano.

Os utilizadores americanos provavelmente conseguirão utilizar o zoom 10X sem perdas num futuro dispositivo da OnePlus.

Uma vez que ambas as empresas partilham a mesma base, não seria descabido vermos esta funcionalidade num smartphone OnePlus, como o OnePlus 7T ou o OnePlus 8.

No entanto, a Oppo abordou recentemente a entrada no mercado dos EUA. Assim, é possível que a tecnologia possa surgir num futuro smartphone da Oppo, sem ser necessário recorrer à OnePlus.

Entretanto há outra empresa que pode disponibilizar zoom sem perdas de 10X.

Falamos da Samsung que recentemente pagou 155 milhões de dólares para comprar uma empresa chamada Corephotonics. Foi aliás esta empresa que desenvolveu grande parte da tecnologia que a Oppo está a utilizar nesta funcionalidade.

Para integrar os componentes necessários para fazer o zoom de 10X funcionar sem perdas, sem tornar o smartphone muito grosso, a Oppo montou todas as partes dentro do smartphone na horizontal e utilizou um tubo semelhante a um periscópio para o fazer funcionar. Este layout permite aos smartphones continuarem finos.

capacidade de zoom

Para além de um zoom óptico de 10x sem qualquer perda de qualidade, os utilizadores vão ter acesso também a zoom digital de 20x.

Entretanto a Huawei também tem deixado adivinhar algumas capacidades de zoom interessantes para a linha P30. Não sabemos, ao certo, o que vai acontecer. Ainda assim devemos ter algo do mesmo género. Para mais novidades da Huawei teremos de esperar até 26 de Março.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.