Oppo arrasadora: Oppo R9s e R9s Plus anunciados, grandes novidades a bordo


Por em

A Oppo fez mais do que cumprir expectativas. Com o lançamento dos Oppo R9S e Oppo R9S Plus, a marca Chinesa faz uma das suas mais arrojadas jogadas de sempre, inovando com um novo desenho das antenas, e estreando não só o Sony IMX398 com abertura f/1.7, mas também o Qualcomm Snapdragon 653 que a Qualcomm anunciou hoje ontem.

O sensor Sony IMX398 com abertura de f/1.7 é um grande destaque dos Oppo R9S e R9S Plus.
O sensor Sony IMX398 com abertura de f/1.7 é um grande destaque dos Oppo R9S e R9S Plus.

Começando pelo comum aos dois dispositivos, temos um novíssimo sensor fotográfico, o Sony IMX398, no qual a Oppo parece ter colaborado. O sensor chega-nos com uma excelente abertura de F1.7, um recorde em termo de telemóveis, e que permitirá obter melhores resultados em baixa luminosidade.

Com 16MP de resolução, a câmara inova ao vir com o primeiro sistema de foco dual core, o que permitirá adquirir o foco de modo até 40% mais rápido que com o sistema de detecção de fases.

Ponto onde o R9S Plus ganha, é em possuir estabilização óptica de imagem, enquanto o R9s se fica pela estabilização electrónica. Não temos nada contra a estabilização electrónica, mas para já a óptica da melhores resultados globais. De destacar que, embora de modelo desconhecido, a câmara frontal em ambos os modelos é de 16MP.

Grande inovação em ambos o dispositivos é a antena tripla, que substitui a típica banda plástica de cerca de 1mm e pouco por três finas ranhuras de 0,3mm de espessura. Esta abordagem torna as antenas mais discretas e estéticas, sem comprometer a recepção. De facto, a Oppo declara que a recepção foi melhorada face à abordagem tradicional. Ao mesmo tempo, o telemóvel é agora 98,8% de metal.

Finalmente, ambos os dispositivos dispõem de sensores de impressões digitais na parte frontal, base do ecrã.

Passando às especificidades de cada dispositivo, começamos pelo Oppo R9S, o mais pequeno dos dois, com um ecrã FHD de 5.5 polegadas, e protegido com o novo Gorilla Glass 5, no papel 80% mais resistente que o Gorilla Glass 4, e capaz de resistir a quedas de até 1,6m.

Do lado do processamento, o Oppo R9S conta com um Qualcomm Snapdragon 625 que, já o dissemos, é um dos mais avançados processadores da gama média actualmente no mercado, graças a um processo de fabrico de 14nm e oito núcleos Cortex-A53 de elevada eficiência energética. Ao seu dispor estarão 4GB de RAM e 64GB de ROM, especificações típicas de alguns flagships.

oppo-r9sFinalmente, a bateria do Oppo R9S será de 3010mAh, com tecnologia de carregamento rápido VOOC. Esta é uma implementação de carregamento rápido da Oppo que mantém um rácio de carregamento rápido, mas com baixo incremento de temperatura, algo que apresenta não só a vantagem de desgastar menos a bateria, mas de permitir igualmente a utilização do smartphone sem comprometer o carregamento rápido. Por exemplo, graças ao incremento de temperatura causado pela visualização de filmes em alta resolução, outras opções de carregamento rápido desactivam-se para evitar sobreaquecimento, algo que não acontece com a tecnologia VOOC.

Substancialmente maior, o Oppo R9S Plus é o telemóvel de lançamento do novíssimo Qualcomm Snapdragon 653, que apresenta uma frequência máxima de 1,95GHz e um novo modem X9 LTE. Mais importante é que o novo Snapdragon é compatível com 8GB de RAM, face ao 652 e, por isso, o Oppo R9S Plus possui 6GB de RAM, além de 64GB de ROM. Tal como o R9S, também o Plus recebe uma ranhura de cartões microSD para expansão até 128GB.

O ecrã do Oppo R9S mantém a resolução FHD, mas aumenta para colossais 6 polegadas, e também a bateria aumenta para os 4000mAh, nada mau, tendo em conta que o dispositivo apresenta uma espessura fina de somente 7,35mm. Graças à tecnologia VOOC, tanto o Oppo R9S quanto o R9S prometem 2 horas de utilização com um carregamento de apenas 5 minutos.

O Oppo R9S estará disponível em Outubro por cerca de €380 em preto, dourado e rosa dourado, enquanto o Oppo R9S Plus chegará mais tarde, em Dezembro, por cerca de €470.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Sistema de luz externo Lume Cube

Samsung Galaxy S8 integrará câmara dupla e leitor de íris

Seguinte