Oppo A74 5G – Bom. Mas longe de ser o melhor média gama!

O mercado de smartphones anda sobrecarregado de ofertas das mais variadas fabricantes, para os mais variados “bolsos”. Onde, as gigantes deste jogo continuam a brincar com especificações e preços altos, enquanto outras marcas menos reconhecidas lutam para oferecer o melhor preço/qualidade nos seus equipamentos.

Assim sendo, a Oppo, que não é de forma nenhuma uma fabricante pequena no mundo dos smartphones, lançou o A74 5G com um único foco, o equilíbrio entre as especificações e o preço!

Afinal de contas, temos aqui um equipamento preparado para as redes de nova geração, e para muito mais. Tudo graças ao pacote entre o SoC, os seus 6G de RAM LPDDR4X 2133Mhz e ainda o armazenamento 128 GB UFS 2.1.

Além de tudo isto, apesar do seu preço rondar os 300€, temos aqui um bom ecrã LCD (LTPS) capaz de 90Hz com umas cores incríveis. Gostaríamos de ver um painel OLED neste menino, mas em boa verdade, prefiro um bom LCD a um OLED ‘meh’.

Em suma, temos muitas surpresas como o enorme leque de acessórios incluídos, mas claro está, nada é perfeito. Afinal, para obter estas especificações algumas esquinas foram cortadas.

Mas vamos por partes!

Oppo A74

Design e Feeling

Ora bem, nesta altura do campeonato, podíamos dizer que o novo Oppo A74 5G é apenas “mais do mesmo”, mas não é. Isto porque, apesar do facto de que os gostos não se discutem, a verdade é que os acabamentos deste menino são de qualidade. Afinal de contas, apesar da traseira ser de plástico, não temos “vazios” nem qualquer flexibilidade na tampa traseira. Ao mesmo tempo que temos umas laterais muito suaves, o que acaba por dar aquele sempre maroto toque premium que os utilizadores tanto gostam.

Dito isto, na parte inferior temos ainda uma rara entrada jack de 3.5mm, um microfone, uma entrada USB Type-C e claro, a coluna altifalante. Na lateral esquerda temos o slot triplo para colocar dois cartões SIM e um cartão SD em simultâneo e dois botões para controlar o volume +/-. Assim, na lateral direita temos apenas o botão On/Off, que inclui o leitor de impressões digitais. Por fim, na parte superior, não temos nada.

Graças às margens finas e à sua traseira curva, tem aqui um smartphone muito confortável para utilizar no dia-a-dia.

O que salta logo à vista, mesmo sendo um ecrã LCD, é que as margens do ecrã são mínimas, algo muito positivo para a sua gama de preços. Além disto, temos ainda o modulo de câmeras traseiro, que para a minha utilização diária, foi a cereja no topo do bolo.

Mas até as cerejas têm pontos negativos, visto que apesar de competente, o módulo é pesado, o que infelizmente desequilibra a construção do aparelho.

Ainda assim, mesmo com este “defeito”, o design e sensação do equipamento estão muito bons e ficam facilmente em linha ou acima da linha imaginária desta gama.

Oppo A74

Performance e Utilização Diária

Este equipamento traz consigo o Snapdragon 480 5G de oito núcleos capaz de chegar aos 2.0GHz, e ainda um GPU Adreno 619. Em poucas palavras, tem aqui potência para dar e vender nas tarefas diárias, certo?

Correto! Para o uso diário e até jogos sem puxar a média qualidade o Snapdragon 480 é capaz de muita fluidez. No entanto, não espere muito mais deste CPU, se é um utilizador rigoroso, como eu, por vezes vai sentir que o equipamento não está à sua altura.

Contudo, para o utilizador comum atingir o limite do CPU pode mesmo não acontecer, visto que o Instagram e Facebook e relativos rodam muito bem.

Em poucas palavras, excelente sistema operativo ColorOS 11.1 baseado no Android 11, mas uma escolha no mínimo estranha de CPU.

Bateria e Áudio

Este é um dos pontos fortes do equipamento, temos uma bateria de 5000mAh que garante mesmo muita autonomia. Aliás, sair de casa com apenas 50% não é dor de cabeça alguma.

Mesmo em sessões de jogos intensas, o equipamento mantém uma boa temperatura e um consumo de energia estável! Jogar não é o fim do mundo (para a bateria).

Desta forma, cheguei, em média, a superar as 6-7 horas de ecrã ligado, e mais ou menos dois dias de utilização moderada.

Além disto, o equipamento inclui Software que vai otimizar como carrega o smartphone para garantir a longevidade da bateria. Contudo, claro está, pode desligar estas ajudas e carregar sempre a bateria à velocidade máxima de 9V/2A. Algo que garante um carregamento a rondar 1h e 30 minutos até 100%.

Oppo A74

Áudio

Quando vi que o preço do A74 5G começava acima dos 300€ deduzi logo que tinha áudio stereo. Contudo, mais uma vez, estava errado, o som sai apenas pelo altifalante na zona inferior.

Contamos aqui com um bom médio e um bom agudo sem exageros, mas a sensação de baixos é fraca e sem o som stereo, parece que falta aqui qualquer coisa. Para o preço a falta de som stereo é outro ponto negativo a apontar.

Oppo A74

Ecrã e Câmeras

Ora bem, o novo Oppo A74 5G inclui um painel de 6.5 polegadas com um rácio frontal de 90.50%. A nível de resolução e qualidade de imagem, temos FHD+ 2400 x 1080, 90Hz, 100% DCI-P3, 406ppi, contraste 1500:1 e 480-550 nits de brilho.

Demasiados números no papel, mas o que isto garante no uso diário? Muita qualidade, para um IPS!

Aliás, este ecrã é capaz de enganar o olhar mais desatento ao ficar muito perto da experiência de um OLED. Contudo, não se deixe enganar temos aqui um LCD (LTPS) denominado pela marca de “Hyper-color Screen”. Mas a experiência visual é boa e garante umas cores vibrantes que ajudam imenso quando está a ver algum vídeo.

Oppo A74

Câmeras

No campo das câmeras, temos muita oferta mas claro, a quantidade nem sempre equivale à qualidade. Afinal de contas, temos aqui a câmera frontal com 16MP e um modulo principal quadruplo com um sensor principal de 48MP, Ultra Grande Angular de 8MP, sensor Macro de 2MP e Mono de 2MP.

No geral, senti que é “mais do mesmo” na gama média, boa qualidade durante o dia com mais dificuldades em ambientes de fraca luminosidade. Mas veja por si mesmo, as fotografias em baixo.

Conclusão

Oppo A74 5g

O novo Oppo A74 5G vai facilmente preencher as necessidades do utilizador “comum”. Temos muita e boa memoria, bem como armazenamento capaz de suportar extensão via microSD. (Isto já para não falar do módulo Dual SIM, ao mesmo tempo que tudo isto acontece!). Além disto, temos Jack 3.5mm e na caixa vem incluído, carregador, cabo USB, capa de silicone, auriculares.

Em suma, um bom equipamento diário que vai efetuar as suas tarefas de forma fluida, mas que não impressiona. Especialmente, pelo preço quando compararmos com os seus rivais diretos, como o POCO X3 Pro. Conheça ao pormenor o Oppo A74 5G, clique aqui.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!