iphone 11 pro

A Apple é a Apple. No entanto arrisco a dizer que está bem diferente da Apple de outros tempos, nomeadamente da altura do Steve Jobs. A Apple durante muitos anos marcou a tendência em todos os campos. Quer no que diz respeito à fotografia e especificações, quer no design. Agora parece que não são os outros fabricantes a inspirarem-se na Apple, mas é a Apple a inspirar-se em alguns elementos da concorrência. Para mim um dos melhores exemplos, é o da Huawei. Olho para o iPhone 11 e vejo uma inspiração clara nos topos de gama deste fabricante. As câmaras e outros elementos do novo iPhone, como o modo noturno, parecem uma viagem no tempo pelos equipamentos da Huawei. Isto acontece também com outros fabricantes, no entanto, neste artigo vou focar-me no equipamento da Apple, dado que é o mais recente. Será que a Apple anda a copiar a Huawei ou a inspirar-se nela?

iPhone 11: será que a Apple anda a copiar a Huawei?

Sem desprimor para os outros smartphones, na minha opinião o P20 Pro foi o verdadeiro “game-changer” para a Huawei. Desde essa altura, este fabricante começou a liderar a indústria dos smartphones em diversas áreas, especialmente na fotografia. Aliás foi depois deste equipamento que a febre das câmeras triplas se instalou com toda a força.

copiar a Huawei

De facto, foi a grande aposta da Huawei nas câmeras que levou o mercado da fotografia nos smartphones a mexer.

De que modo isto inspirou outros fabricantes?

Apesar de desenvolver dispositivos muito interessantes, a Apple não gosta muito de implementar a torto e a direito novas tecnologias. Para além disso reutiliza o seu design e funcionalidades sempre que pode. Isto é verdade, especialmente nas câmeras.

No entanto, um ano depois da Huawei ter lançado as câmeras triplas com o P20 Pro, a Apple resolveu fazê-lo e implementou-as no novo iPhone 11 Pro.

Copiar a Huawei? Câmeras alojadas num formato quadrado

Não posso dizer que a Huawei inventou as câmeras alojadas num formato quadrado. No entanto foi sem dúvida a marca a tornar este quadrado em moda com o Mate 20 Pro. Três sensores numa configuração um pouco diferente que se estrearam no topo de gama da Huawei do ano passado. A Huawei nunca explicou os motivos para isto. No entanto leaks relacionados com o iPhone 11 indicam que pode trazer melhores resultados fotográficos.

copiar a Huawei

O que é certo é que de todas as configurações que podiam ter sido escolhidas a Apple optou pelo quadrado. Quando vi as primeiras renderizações do iPhone 11 não pude deixar de pensar que era uma reedição da parte traseira do Mate 20 Pro. A diferença é que estão localizadas num canto, em vez de estarem na parte central.

Modo noturno

O modo noturno chegou finalmente ao iPhone 11 Pro. De facto é uma funcionalidade que dá muito jeito. Afinal todos gostamos de tirar boas fotos à noite. No entanto, a Huawei com o P20 Pro é um dos reis da fotografia noturna. É verdade que este modo foi otimizado e melhorado no P30 Pro, mas foi o antecessor que marcou a tendência. Um ano depois chega em toda a força ao iPhone 11 Pro.

copiar a Huawei
Modo Noite

O carregamento rápido

A Huawei fez um grande esforço nos últimos dois anos para melhorar o tempo de vida da bateria. Para além disso fez também grandes avanços ao nível do carregamento rápido. Em Outubro do ano passado lançou o carregamento de 40W. No início deste ano passou para os 55W. Isto levou a Apple a querer melhorar um pouco as coisas, embora ainda esteja longe da perfeição.

iPhone 11

Até aqui a gigante da maça vendia equipamentos demasiado caros com um carregador de 5W. No entanto, a influência da Huawei no mercado de smartphones agitou as coisas. Assim, o novo iPhone 11 Pro vem com um carregador mais poderoso de 18W.

Carregamento inverso

Se os rumores estiverem correctos o iPhone 11 tem o hardware necessário para o carregamento inverso, mas a Apple decidiu desligar a funcionalidade! Isto porque a gigante da maça não está muito satisfeita com o desempenho. No entanto, pode vir a ativá-la num futuro próximo. Isto não quer dizer necessariamente que a Apple esteja a copiar a Huawei. Mas a confirmar-se é mais uma inspiração no Mate 20 Pro que passou a disponibilizar esta funcionalidade desde que foi lançado no ano passado.

Vale o que vale, mas olhando para estas características e admitindo que a Apple possa não ter copiado a Huawei, pelo menos, de algum modo, inspirou-se nela ao disponibilizar no iPhone 11, coisas que já são habituais nos modelos da Huawei e até noutros fabricantes Android.

Este artigo reflete apenas a minha opinião que vale o que vale, mas gostava de conhecer a vossa. Utilizem a caixa de comentários abaixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.