(Opinião) Gastar mais dinheiro num telemóvel, vale a pena?


Por em

Gastar mais dinheiro num telemóvel, vale a pena? Ando há mais de um ano a dizer que os telemóveis baratos estão a ficar realmente bons, como é o caso do Xiaomi Mi 9t ou RealMe X2 Pro. No entanto, também já disse várias vezes na Leak.pt que por vezes faz todo o sentido optar por um smartphone topo de gama de uma ou duas gerações passadas, em vez de comprar um telemóvel de gama média mais recente.

Então, isto é no fundo uma contradição… O que levanta uma questão!

Faz sentido gastar mais dinheiro num telemóvel, para durar mais tempo?

Muitos consumidores gostam de fazer créditos, ou simplesmente gastar acima das suas possibilidades para meter as mãos num novo topo de gama. Mas será que isto faz sentido a médio/longo prazo?

Sim, é verdade que estamos a viver uma fase de estagnação no mundo dos smartphones. (Por isso é que ouvimos falar tanto dos dobráveis). Mas também é verdade que se por acaso for pegar num smartphone com 2 anos, e o meter lado a lado com um mais recente, se calhar vai ver grandes diferenças a nível do design. (Exemplo: Galaxy S9 vs Galaxy S20)

S20 vs s9
S9 ao lado do novo s20

A ideia dos consumidores é muito simples, gastar mais agora, para poupar no futuro! Mas nem sempre a coisa é tão preta no branco.

Primeiramente, um novo topo de gama é sempre extremamente caro, veja-se o caso dos mais recentes iPhones e Galaxy S20 Ultra das velhas rivais do mundo dos smartphones. Além disso, antes de olhar para o preço, é preciso olhar para a necessidade de cada utilizar, e claro… A qualidade dos aparelhos em cima da mesa. Basicamente, mais caro não é sempre igual a ser melhor.

Além disto, aconselho sempre a ver os preços em todas as lojas, visto que existem discrepâncias gigantescas no preço do mesmo aparelho em lojas diferentes. (O KuantoKusta é uma excelente ajuda neste campo.)

Perder, partir ou arranjar um topo de gama é um outro mundo de problemas!

smartphones

Portanto, se por ventura fez um esforço financeiro extra para meter as mãos num telemóvel topo de gama. É provável que fique um pouco mais exposto caso aconteça uma tragédia.

Vamos imaginar que é assaltado, ou que simplesmente deixa cair o seu menino no chão sem capa. A possibilidade de perder todo o seu investimento é real. Mesmo que tenha caído e exista arranjo, lembre-se que um ecrã OLED para um topo de gama como é o Galaxy S10 ou iPhone 11 Pro custa qualquer coisa como 300~400€.

Os smartphones topo de gama perdem o seu valor mais rapidamente! (Vai perder muito dinheiro na revenda)

Se por acaso adora trocar de telemóvel todos os anos, é provável que venda o seu telemóvel para ganhar algum dinheiro para o próximo aparelho.  No entanto, o mundo dos telemóveis já é bem parecido ao mundo dos carros nesta vertente. Ou seja, assim que sai do stand, já perdeu uns quantos euros. 

Sim, é verdade que alguns aparelhos são exceção à regra, como os iPhones, que conseguem reter o seu valor durante muito mais tempo. Contudo, é cada vez mais evidente que esta é uma tendência que também se está lentamente a inverter.

Conclusão

Em suma, a compra de um smartphone é sempre uma situação complicada, onde temos de jogar com várias coisas.

Dito tudo isto, não estou a dizer que é um erro comprar um smartphone topo de gama. Pessoalmente, como entusiasta percebo perfeitamente a vontade de ter o último grito do mercado na mão.

Muito resumidamente, apenas acho que é preciso ter em conta o dinheiro que temos, e o dinheiro que podemos gastar. Isto porque a partir de um certo patamar, deixa de fazer sentido pagar o aumento do preço que as marcas pedem.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Para mais aconselhamento, não nos existe em contactar. Estamos cá para o ajudar em todos os assuntos tecnológicos.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Apple, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Gosta de RGB no seu PC? Agora até os cabos da fonte são iluminados!

As novas matrículas já chegaram! A ‘chapa’ “AA 01 AA” já foi atribuída

Seguinte