(Opinião) As consequências do aumento de veículos elétricos


Por em

(Opinião) As consequências do aumento de veículos elétricos – Apesar de ser super excitante ver como o mercado elétrico está a evoluir. Em boa verdade, ter um carro destes como veículo principal ainda não é a melhor escolha atual para as grandes massas.

Afinal de contas, caso não saiba, o aumento exponencial de veículos elétricos já está a ter consequências no dia-a-dia das pessoas!

Assim sendo, estamos a assistir a uma ainda tremenda falta de carregadores nas vias públicas. Isto já para não falar que muitos dos terminais de carregamento existentes estão na sua grande maioria desatualizados ou mesmo desativados/avariados/partidos/vandalizados. (Por experiência pessoal, posso dizer que já tentei usar um, deparando-me com um ninho de vespas lá dentro.)



Ou seja, um aumento exponencial de carros 100% elétricos facilmente sobrecarregaria a oferta atual de carregadores nas ruas!

Este é um dos espaços que claramente necessita de um forte investimento não só em Portugal como em muitos países Europeus. Resumidamente, se querem cada vez mais veículos elétricos nas ruas especialmente em grandes cidades, é preciso uma rede elétrica capaz de manter tudo a circular.



Dito isto, para quem consegue carregar o seu veiculo em casa todas as noites, o problema fica parcialmente resolvido. No entanto, as grandes massas populacionais nos centros das grandes cidades não tem um acesso tão fácil a isto. (Quantas pessoas têm uma garagem em Lisboa?)

Filas enormes para carregar o seu elétrico?

Sim, já aconteceu e até em locais com imensos carregadores super rápidos da Tesla! Assim sendo, se até com a solução mais rápida do mercado de carregamento isto acontece, como será futuramente quando até o Zé do fim da rua tiver um carro elétrico sedento de eletricidade?

Em suma, se o aumento de carros elétricos continuar neste ritmo, sem qualquer investimento nas infra-estruturas de carregamento, que por si só já são lentas por natureza… Tudo aponta para um pequeno caos prestes a acontecer no futuro dos condutores.

Afinal de contas, a culpa não é dos carros elétricos em si, mas sim da rede atual de carregadores espalhada pelo pais. Atualmente, quem tem um veículo elétrico tem de programar as suas viagens mais longas, de modo a garantir postos de carregamento elétricos em funcionamento pelo caminho.


Nota do redator: Em conversa com utilizadores de veículos 100% elétricos, descobri que a grande maioria mantém um veículo de combustão interna como garantia para situações de “emergência” ou não programadas.



Portugal tem capacidade elétrica para um aumento extraordinários de carros elétricos?

Tudo aponta para que não. Contudo, não é só Portugal que tem este tipo de problema, em boa verdade a grande maioria dos países não está preparada para uma mudança tão brusca.



Em suma, apesar de todas as vantagens de um veículo 100% elétrico, a verdade é que para as grandes massas isto ainda não é possível. O aumento de carregadores elétricos e a atualização dos atuais é algo que tem mesmo de acontecer.

Ademais, o que pensa sobre isto? Qual a sua opinião sobre este assunto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. 

Leia também

Ou veja mais notícias de Auto, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

(Especial – CPUs) Os melhores processadores de 2019

PC Gaming? Pff… Os smartphones de 2020 vão ter ecrãs de 144Hz!

Seguinte