(Opinião) Apple Watch vs Galaxy Watch vs Huawei Watch vs Wear OS

Relógios Inteligentes! – O mundo dos smartwatches está a crescer ferozmente em 2020, um fenómeno que apenas irá ganhar mais tração em 2021 quando finalmente a pandemia ficar sob controlo e todos nós possamos voltar às nossas vidas normais.

Dito isto, sabe qual é a melhor opção do mercado? Pois bem, metemos as 4 grandes alternativas em cima da mesa para perceber afinal quem fez o melhor no quê, e quanto é que custa meter as mãos em cima de todas as vantagens de cada relógio.



(Especial Smartwatches) Galaxy Watch vs Huawei Watch vs Apple Watch vs Wear OS

Apple Watch vs Galaxy

Portanto, se o mercado fosse mais unido do que aquilo que é, seria de esperar que tivéssemos aqui um duelo Android vs iOS, tal e qual como no mundo dos smartphones. Mas não! A Huawei e Samsung até começaram a sua aventura no mundo dos wearables com o Android Wear, o SO da Google para smartwatches, mas rapidamente perceberam que era uma perda de tempo e optaram por soluções ‘In-House’.

Assim, temos basicamente 4 grandes plataformas no mercado, o da Apple com o Watch OS e o seu Apple Watch, o da Samsung com o Tizen OS e a sua gama de relógios Galaxy Watch, a Huawei com o seu LiteOS e gama de relógios Watch GT e finalmente a Google, que apenas disponibiliza o Wear OS, e as fabricantes como a Fossil e TicWatch lançam os seus relógios.

São 4 mundos bem diferentes, cada um com as suas potencialidades, e claro, pontos fracos. Mas vamos por partes!


Nota do Redator: Aqui não vou falar de especificações, mas sim aquilo que realmente penso e sinto após a utilização de cada um destes relógios. Ou seja, a experiência do meu dia-a-dia com eles na rua, a treinar, a conduzir, etc…


Apple Watch

Apple Watch vs Galaxy

Eu ando a escrever sobre o mundo da tecnologia desde 2016, mas até aqui, nunca tinha tido a oportunidade de experimentar um Apple Watch. Por isso, decidi fazer o clássico ‘bite the bullet’ e fui comprar um packzito Apple (iPhone 11 Pro + Apple Watch Series 5).

Pois bem, se por acaso já ouviu dizer que o melhor smartwatch do mercado é o Apple Watch… Não é por acaso! Tudo parece ter sido bem pensado, as animações são fluidas, a forma como interagimos com tudo é super natural. E na verdade, o relógio oferece tudo aquilo que realmente precisamos num relógio inteligente. Ou seja, não é um substituto ao iPhone, mas é uma excelente forma de minimizar as vezes que tiramos o telemóvel do bolso.

Se tiver um iPhone, e tiver possibilidade para isso, tem de ter um Apple Watch. É quase uma lei.

Galaxy Watch (Tizen OS)

Apple Watch vs Galaxy
Galaxy Watch Active 2

Se por acaso tem um smartphone Android no bolso, é provável que muito boa gente (eu incluído) já lhe tenha aconselhado um smartwatch Galaxy Watch, tudo porque muito resumidamente, são os mais completos no lado Android. Esta é a melhor opção se dá peso à parte ‘smart’ do relógio, e não quer comprar um iPhone.

Dito isto, os Galaxy Watches estão cada vez melhores, como é o exemplo do recente Galaxy Watch 3. No entanto, apesar de todas as suas potencialidades, é inegável que a Apple continua a ter o relógio mais poderoso e desejado do mercado, ao oferecer tudo o que o Galaxy Watch oferece, de forma mais fluida, mais completa, e claro, mais bonita.

Huawei Watch GT (Lite OS)

Apple Watch vs Galaxy

Caso não saiba, a Huawei era uma das fabricantes bandeira do Google Android Wear. Mas como percebeu que a coisa não ia a lado nenhum, decidiu tentar algo completamente diferente do que podíamos encontrar no mercado, ao lançar uma gama de relógios bonitos, mais simples, e por isso, com uma autonomia muito acima da média.

Afinal de contas, enquanto um Apple Watch tem 1 dia de autonomia, e o Galaxy Watch oferece 2 ou 3 dias… O Huawei Watch GT 2 oferece quase 2 semanas de uso non-stop, o que inclui monitorização do sono durante a noite.

No entanto, isto vem com um preço pesado… A alternativa da Huawei não é tão ‘smart’ como as outras. Mas claro, isto só é importante se realmente dá muito peso à parte smart da coisa. Ou seja, se apenas quer um relógio bonito, com uma bateria brutal, para ver as notificações, e não dá grande valor à instalação de aplicações, a Huawei tem a solução para si.

Wear OS

Apple Watch vs Galaxy

Aqui deveríamos ter o Apple Watch do mundo Android, uma espécie de Pixel Watch! Mas não temos… A Google não está a trabalhar bem no mundo dos wearables, e o Wear OS é a prova viva disso mesmo.

Pessoalmente sou fã do SO, e já tentei várias vezes andar com um relógio Wear OS no meu dia-a-dia. Mas problemas com a performance de várias funcionalidades chave, e uma autonomia mais instável que os números de COVID da minha terra, acabam quase sempre por remeter estes relógios para o fundo da minha escravaninha.

É basicamente por isto que as opções no mundo Android recaem sempre ou quase sempre naquilo que a Huawei e Samsung têm para oferecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também