(Opinião) A Samsung ficou mais Apple nos últimos anos?

Apesar de parceiras em muitos negócios, a Samsung é uma velha rival da Apple no mundo mobile, não só no lucrativo mercado de smartphones, como também no campo dos tablets, e até no campo dos computadores portáteis.

Duas velhas empresas, com muitos e bons anos de mercado, que durante muito tempo refletiram estratégias completamente diferentes. Mas… As coisas já não são bem assim!

Vamos por partes?

(Opinião) A Samsung ficou mais Apple nos últimos anos?

s22, leak, ultra

Portanto, ao longo destes mais de 10 anos, desde a chegada da velha Sul Coreana ao mundo Android, a Samsung sempre preferiu ter um ecossistema mais “aberto” comparativamente à Apple, para ter mais espaço para brincar, lançar mais produtos, e claro, chegar a todos os utilizadores do mundo Android.

Queria um Galaxy Watch? Força, podia ligar em qualquer smartphone e ter acesso a qualquer funcionalidade! Queria uns earbuds Galaxy Buds? Sem problema, pode comprar e utilizar em qualquer Android, ou até no iPhone.

Pois bem, hoje em dia, isto já não é bem assim! O ecossistema está a fechar! É estratégico!

Hoje em dia, muitos dos produtos do ecossistema Samsung têm funcionalidades exclusivas aos seus smartphones, o que indica uma clara intenção de chamar os utilizadores para mais perto dos seus produtos, e posteriormente deixá-los presos dentro desta cada vez maior bolha de produtos e serviços. (Exatamente aquilo que a Apple tem vindo a fazer com o iPhone!)

Quer exemplos? A sincronização do modo DND entre smartphone e smartwatch, bem como a funcionalidade “Find My Phone”, são agora exclusivos dos aparelhos Galaxy. Entretanto, no caso dos Buds mais recentes da Samsung, o modo de alta qualidade de som está também ele reservado aos smartphones Galaxy, equipados com a mais recente versão do OneUI.

Entretanto, além do desaparecimento desta mentalidade inclusiva tão própria do ecossistema Android. A Samsung também sempre adorou mudar o design base dos seus smartphones! Algo que recentemente também deixou de fazer!

s21, s22

A Samsung sempre adorou ter um design capaz de evoluir de ano para ano! Além disso, é fácil perceber que é uma fabricante que gostava de implementar algumas das tecnologias mais recentes do mercado, para ser a novidade mais bonita, mais evoluída, e mais apetecível das prateleiras.

Isto, sempre ao mesmo tempo que apontava para a rival Apple, como uma fabricante presa aos bons velhos tempos, com algum medo de inovar.

Pois bem, hoje em dia, é notório que a Samsung joga muito mais pelo seguro, tanto no design, como em algumas das funcionalidades mais importantes e badaladas do mundo mobile, como é o caso do carregamento rápido. (Mas isso… Eu até percebo! A gigante Sul Coreana ainda está a sofrer com a “explosão” do Note 7).

Afinal de contas, entre a gama Galaxy S21 e S22, o único aparelho que realmente mudou no campo do design foi o S22 Ultra, e mais recentemente, entre a gama Galaxy Z de 2021 e a nova de 2022, as mudanças foram muito mais internas do que externas, com a Samsung a apostar numa simples refinação do design do ano passado. Uma aposta que resultou, especialmente nos dobráveis!

Entretanto, caso ainda não tenha percebido, isto vai voltar a acontecer em 2023, com a Samsung a apostar no mesmo exato design que tão bem conhecemos, nos aparelhos Galaxy S23 do próximo ano. (No entanto, nos dobráveis, são esperadas mudanças profundas.)

Honestamente, pessoalmente, ainda não acredito que o S23 Ultra chegue ao mercado igualzinho ao atual S22. Mas, na realidade, os ‘leaks’ parecem mesmo apontar para esta realidade.

O que até faz algum sentido, tal tem sido o sucesso do aparelho em todo o mundo. (Sim, até na Europa com o SoC Exynos. O Galaxy S22 Ultra está a sair das prateleiras que nem pãezinhos quentes!)

Samsung, Galaxy, melhores smartphones Samsung 2022

Até a própria forma de estar da Samsung é agora mais reservada, e mais focada em certos objetivos! Um pouco à imagem da Apple. Em suma, a gigante Sul Coreana está muito mais concentrada em si mesma.

Enquanto no passado, vimos a Samsung a atacar a Apple por vários tipos de decisões, nomeadamente no mundo do marketing, com anúncios publicitários a apontar o dedo de forma jocosa, como foi o caso da remoção da entrada para auscultadores no iPhone 7, da implementação da ‘notch’ no iPhone X, e mais recentemente, a remoção dos auscultadores e carregador, da caixa dos smartphones… As coisas parecem estar mais calmas agora! Sim, a Samsung continua a atacar a velha rival, mas num estilo bastante mais relaxado, e mais centrado em si mesma.

Isto é negativo?

Não creio! Acredito que a Samsung está fortíssima, e super confiante naquilo que pode fazer no mundo mobile.

É exatamente por isto que quer deixar de apostar nos processadores Exynos, pelo menos durante alguns anos, para poder revolucionar todo o projeto, e em 2025, voltar a lançar processadores próprios, com o mesmo potencial daquilo que a Apple anda a fazer com o seus SoCs A e M.

Uma Samsung mais parecida à Apple é… Admire-se… Uma boa notícia!

 

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Play Store: atenção a esta app com milhões de downloads!

Temos de ter realmente muito cuidado já que um...

Google Maps tem um segredo para ficar muito melhor

O Google Maps é uma aplicação que funciona com...

Waze ganha a função que pode acabar com o Google Maps

Em comparação com todas as outras aplicações não há...

(Análise) VIVO V23 5G: Um smartphone diferente!

(Análise) VIVO V23 5G: Conhece a Vivo? Estamos a...