(Opinião) A Samsung ficou mais Apple nos últimos anos?

Apesar de parceiras em muitos negócios, a Samsung é uma velha rival da Apple no mundo mobile, não só no lucrativo mercado de smartphones, como também no campo dos tablets, e até no campo dos computadores portáteis.

Duas velhas empresas, com muitos e bons anos de mercado, que durante muito tempo refletiram estratégias completamente diferentes. Mas… As coisas já não são bem assim!

Vamos por partes?

(Opinião) A Samsung ficou mais Apple nos últimos anos?

s22, leak, ultra

Portanto, ao longo destes mais de 10 anos, desde a chegada da velha Sul Coreana ao mundo Android, a Samsung sempre preferiu ter um ecossistema mais “aberto” comparativamente à Apple, para ter mais espaço para brincar, lançar mais produtos, e claro, chegar a todos os utilizadores do mundo Android.

Queria um Galaxy Watch? Força, podia ligar em qualquer smartphone e ter acesso a qualquer funcionalidade! Queria uns earbuds Galaxy Buds? Sem problema, pode comprar e utilizar em qualquer Android, ou até no iPhone.

Pois bem, hoje em dia, isto já não é bem assim! O ecossistema está a fechar! É estratégico!

Hoje em dia, muitos dos produtos do ecossistema Samsung têm funcionalidades exclusivas aos seus smartphones, o que indica uma clara intenção de chamar os utilizadores para mais perto dos seus produtos, e posteriormente deixá-los presos dentro desta cada vez maior bolha de produtos e serviços. (Exatamente aquilo que a Apple tem vindo a fazer com o iPhone!)

Quer exemplos? A sincronização do modo DND entre smartphone e smartwatch, bem como a funcionalidade “Find My Phone”, são agora exclusivos dos aparelhos Galaxy. Entretanto, no caso dos Buds mais recentes da Samsung, o modo de alta qualidade de som está também ele reservado aos smartphones Galaxy, equipados com a mais recente versão do OneUI.

Entretanto, além do desaparecimento desta mentalidade inclusiva tão própria do ecossistema Android. A Samsung também sempre adorou mudar o design base dos seus smartphones! Algo que recentemente também deixou de fazer!

s21, s22

A Samsung sempre adorou ter um design capaz de evoluir de ano para ano! Além disso, é fácil perceber que é uma fabricante que gostava de implementar algumas das tecnologias mais recentes do mercado, para ser a novidade mais bonita, mais evoluída, e mais apetecível das prateleiras.

Isto, sempre ao mesmo tempo que apontava para a rival Apple, como uma fabricante presa aos bons velhos tempos, com algum medo de inovar.

Pois bem, hoje em dia, é notório que a Samsung joga muito mais pelo seguro, tanto no design, como em algumas das funcionalidades mais importantes e badaladas do mundo mobile, como é o caso do carregamento rápido. (Mas isso… Eu até percebo! A gigante Sul Coreana ainda está a sofrer com a “explosão” do Note 7).

Afinal de contas, entre a gama Galaxy S21 e S22, o único aparelho que realmente mudou no campo do design foi o S22 Ultra, e mais recentemente, entre a gama Galaxy Z de 2021 e a nova de 2022, as mudanças foram muito mais internas do que externas, com a Samsung a apostar numa simples refinação do design do ano passado. Uma aposta que resultou, especialmente nos dobráveis!

Entretanto, caso ainda não tenha percebido, isto vai voltar a acontecer em 2023, com a Samsung a apostar no mesmo exato design que tão bem conhecemos, nos aparelhos Galaxy S23 do próximo ano. (No entanto, nos dobráveis, são esperadas mudanças profundas.)

Honestamente, pessoalmente, ainda não acredito que o S23 Ultra chegue ao mercado igualzinho ao atual S22. Mas, na realidade, os ‘leaks’ parecem mesmo apontar para esta realidade.

O que até faz algum sentido, tal tem sido o sucesso do aparelho em todo o mundo. (Sim, até na Europa com o SoC Exynos. O Galaxy S22 Ultra está a sair das prateleiras que nem pãezinhos quentes!)

Samsung, Galaxy, melhores smartphones Samsung 2022

Até a própria forma de estar da Samsung é agora mais reservada, e mais focada em certos objetivos! Um pouco à imagem da Apple. Em suma, a gigante Sul Coreana está muito mais concentrada em si mesma.

Enquanto no passado, vimos a Samsung a atacar a Apple por vários tipos de decisões, nomeadamente no mundo do marketing, com anúncios publicitários a apontar o dedo de forma jocosa, como foi o caso da remoção da entrada para auscultadores no iPhone 7, da implementação da ‘notch’ no iPhone X, e mais recentemente, a remoção dos auscultadores e carregador, da caixa dos smartphones… As coisas parecem estar mais calmas agora! Sim, a Samsung continua a atacar a velha rival, mas num estilo bastante mais relaxado, e mais centrado em si mesma.

Isto é negativo?

Não creio! Acredito que a Samsung está fortíssima, e super confiante naquilo que pode fazer no mundo mobile.

É exatamente por isto que quer deixar de apostar nos processadores Exynos, pelo menos durante alguns anos, para poder revolucionar todo o projeto, e em 2025, voltar a lançar processadores próprios, com o mesmo potencial daquilo que a Apple anda a fazer com o seus SoCs A e M.

Uma Samsung mais parecida à Apple é… Admire-se… Uma boa notícia!

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Box Android IPTV barata: os riscos ocultos que tem de conhecer!

As boxes Android IPTV estão cada vez mais populares, prometendo acesso a uma vasta gama de conteúdos de streaming a preços acessíveis. No entanto,...

Vigilantes da estrada: uma espécie de Waze no Facebook!

Há quem diga que as redes sociais vieram trazer várias coisas negativas. No entanto, isto nem sempre corresponde à verdade. De facto, existem grupos...

Já pode descarregar torrents no iPhone sem precisar de Jailbreak!

Há muito que a Apple proibiu as aplicações de torrents na sua App Store, uma vez que estas ferramentas são frequentemente utilizadas para infringir...

Google prepara revolução na Google Play Store! Veja

Um dos elementos mais importantes para quem tem um smartphone da Google é sem dúvida a loja de aplicações. Para além disso, acaba por...

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados