Se és cliente da mesma operadora (MEO, NOS, Vodafone, etc.) há mais de dois anos, a verdade é que, neste momento, estás a pagar a fidelidade dos teus vizinhos. É a lei de mercado: as empresas preferem investir em captar um cliente novo do que premiar a tua lealdade. Mas existe um truque de bastidores que te obriga a reverter esta situação e a pagar metade do que pagas hoje. A lei da infidelidade pode mesmo valer a pena no que diz respeito às operadoras.
O mito do “melhor cliente” e o porquê de te sentires explorado
Quando o teu contrato de fidelização acaba, o operador conta com a tua preguiça e aversão ao stress da mudança. A estratégia é clara:
Renovação Suave: Oferecem-te um “pequeno desconto” ou um “pacote exclusivo” que te volta a prender por 24 meses, mas que ainda assim é mais caro que o preço de mercado.
O Poder do Cancela e Converte: O operador sabe que o custo de perder-te (processos, papelada, perda de faturação futura) é muito superior ao custo de te dar um preço baixo. É aqui que está o teu poder.
O método vingativo: como ativar o departamento de retenção
Entretanto se queres ter acesso às ofertas secretas (as que são dadas aos clientes “em fuga”), tens de ser claro:
O roteiro de 3 passos para pagar metade:
Liga a Pedir o Cancelamento: Não ligues a negociar! Assim liga e solicita formalmente o cancelamento dos teus serviços. O teu motivo tem de ser inatacável: “Vou mudar para a concorrência porque têm um preço muito melhor.”
Recusa a Primeira Contraproposta: O primeiro operador que te atende não tem poder de fogo. Vão tentar dar-te uma migalha. Recusa sempre. O objetivo é que o teu processo seja encaminhado para o Departamento de Retenção de Clientes (DRC).
A Negociação de Elite (A Chamada Mágica): Nos dias seguintes, o DRC (ou “Back Office”) vai ligar-te. É neste momento que tens o poder total. Exige o preço do novo cliente (o que está no site deles ou do concorrente) e exige a oferta do hardware associado (se for o caso). Eles vão ceder e dar-te um pacote idêntico ou superior com uma fatura que pode ser 30% a 50% mais baixa.
A Dica de Ouro: Só o Departamento de Retenção tem a autonomia para te premiar como se fosses um cliente a entrar. Nunca negocies com o atendimento geral.
A fidelidade financeira não compensa neste mercado. Para poupares centenas de euros ao longo de dois anos, tens de estar disposto a simular a tua infidelidade.
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