A guerra entre a Google e o Departamento de Justiça dos EUA está a aquecer, e pelos vistos podem existir consequências que podem mudar a forma como utilizamos a internet no dia-a-dia.
Afinal, depois de longos anos de investigação, a gigante da pesquisa foi oficialmente considerada culpada de práticas monopolistas (que novidade!). Uma das penalizações em cima da mesa pode mesmo passar por vender o seu navegador Chrome. Ora, quem é que apareceu com interesse imediato? A OpenAI.
OpenAI quer comprar o Chrome! (se a Google vender)
Sim, leste bem! A empresa “mãe” do ChatGPT já veio dizer que está de olho no Chrome, caso a Google seja obrigada a separá-lo do seu império digital. Curiosamente, a revelação veio do próprio Nick Turley, responsável de produto do ChatGPT, durante as audiências para decidir os castigos a aplicar à Google.
Google perde? É que a OpenAI já espreita!
Estamos na fase em que se vai perceber o que acontece à Google depois do veredito. Qual é a mais simples? Óbvio! Partir o monopólio. O que claro está, pode significar vender o Chrome, que hoje ainda é o navegador mais usado do mundo e parte fundamental para manter a Google como motor de busca dominante.
Foi precisamente aqui que a OpenAI entrou em cena. Nick Turley deixou claro que, se o Chrome for mesmo posto à venda, a OpenAI está interessada em comprá-lo. É algo que faz todo o sentido!
A OpenAI, que já andava a tentar negociar o acesso aos dados de pesquisa da Google para melhorar o seu projeto SearchGPT, viu-se barrada. A Google recusou redondamente o pedido, o que claro está não ajudou ao seu caso, e agora, com o governo a tentar forçar mais abertura, isso pode mudar radicalmente.
Em suma, dois objetivos estão em cima da mesa: quebrar a ligação entre o Chrome e o Google Search, e obrigar a Google a partilhar os dados com concorrentes, incluindo empresas como a OpenAI.
Isto pode abanar o mercado!
Assim, se o negócio avançar, e a OpenAI realmente ficar com o Chrome, estamos perante uma mudança de peso na indústria. O que claro está, para a Google, seria um golpe duro. Perder o controlo sobre o navegador mais popular do planeta pode significar perda de dados, de utilizadores e de influência.
Entretanto, para a OpenAI, seria uma jogada estratégica brutal. Afinal, o browser é a porta de entrada para tudo o que fazemos online. Ter essa “porta” nas mãos poderia acelerar (muito) o desenvolvimento dos seus próprios serviços.
No fundo, seria meter o ChatGPT nas mãos de TODOS. Afinal, o Google ainda é sinónimo de pesquisas na Internet.
Conclusão?
A Google ainda vai tentar recorrer da decisão, mas a pressão está a aumentar. Muita coisa pode vir a mudar num futuro breve.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? É interessante? Faz falta ao mercado? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!