Oops!? Bug no Instagram deixou “escapar” passwords!

Pois bem, parece que as falhas de segurança do Facebook, continuam a aumentar… Desta vez, foi o Instagram a ser vítima de uma “anomalia” grave, expondo as passwords de muitos dos seus utilizadores!

Em boa verdade, o Facebook parece não ter mãos a medir com todos os problemas de segurança dos últimos meses, encontrando-se este ano a atingir um número bastante elevado de falhas, que afectam a segurança, e talvez ainda mais importante que isso, a confiança dos utilizadores desta rede social.  

Recebeu alguma mensagem do Instagram, pedindo para alterar a sua password?

Se recebeu, provavelmente é um dos utilizadores afectados por este Bug!

Assim sendo, segundo a publicação  ‘The Information’, o Instagram até já notificou os utilizadores que foram afectados por este bug, alertando-os que poderão ter as suas passwords expostas.

Bug no Instagram

No entanto, embora o facto da empresa vir a público admitir a falha, avisando os seus utilizadores no processo, ser algo positivo… É algo que não ajuda nada na confiança das pessoas na empresa.

Dito isto, um porta-voz do Instagram, afirmou que:  

“Este bug foi descoberto internamente, e afectou apenas um pequeno grupo de pessoas”.  

Afinal de contas, o mais recente bug, encontrava-se ligado à nova funcionalidade do Instagram. Que permite aos utilizadores desta plataforma, fazer download de uma cópia com todos os seus dados. 

O Instagram já afirmou que o problema foi resolvido, dizendo:

“Se alguém submete-se a sua informação de login para usar a funcionalidade de fazer download dos seus dados, a sua password era exposta no URL da página. Contudo, a informação não foi exposta a mais ninguém, e o problema já foi resolvido”.  

Esta funcionalidade do Instagram, denominada de “Sua Atividade”, foi lançada em Abril

O objetivo desta funcionalidade era informa o tempo médio que cada utilizador passa na aplicação, mas também, permitir a definição de algumas notas diárias para ajudar a limitar o uso da aplicação e silenciar todas as suas notificações. 

Em suma, parece que as falhas de segurança não param de chegar… E assim, o ano de 2018 vai ficar sem qualquer dúvida pela negativa para o Facebook! Já são demasiadas falhas na segurança, e fuga de informações.  

Fonte

Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.