Oops!? Bug no Facebook expôe fotos de 6.4 milhões utilizadores!

Um novo bug no Facebook, expôs fotografias de 6.8 milhões de utilizadores, para aplicações de terceiros… Que como deve imaginar, não deveriam ter acesso às mesmas!

Dito isto, segundo o Facebook, estas aplicações têm o acesso restrito… Apenas visualizando algumas fotos dos utilizadores

No entanto, este bug permitiu um acesso não autorizado, onde podemos incluir “stories” e até fotografias que os utilizadores fizeram upload, mesmo não estando publicadas.

Curiosamente, tudo isto aconteceu entre o dia 13 de Setembro e o dia 25 de Setembro de 2018…

Curiosamente porquê? Porque o Facebook, soube da situação no dia 25 de Setembro! Mas só agora, passados 3 meses finalmente divulgou o sucedido… Ficando por saber qual a razão por levar tanto tempo a divulgar algo tão importante.

Contudo, é fácil de adivinhar o porquê de tanto secretismo… Afinal de contas, tudo isto, aconteceu muito perto da data em que houve uma maior exposição dos dados dos utilizadores do Facebook!



Portanto, o Facebook já começou a notificar alguns dos utilizadores afetados por este bug. Afirmando que está a trabalhar para apagar todas as copias das fotografias que não deveriam existir.

Em suma, no total, 1500 aplicações de 876 programadores diferentes, obtiveram acesso ilegítimo às fotografias. Com o Facebook a salientar, que está a trabalhar com os mesmos para resolver a situação.

Se quiser saber se foi um dos utilizadores afetados por este bug, o Facebook criou uma página, onde poderá saber se obtiveram acesso às suas fotografias. Basta clicar aqui.

facebook

Assim, nesta página, basta fazer login com a sua conta Facebook, e verá se foi afetado. Sendo que, se não for um dos afetados aparecerá na caixa cinza:

“A tua conta do Facebook não foi afetada por este problemas e as apps que usas não obtiveram acesso às tuas outras fotos”

Inegavelmente, este foi o ano com mais falhas de segurança, na história do Facebook… Marcando assim, o ano de 2018 pela negativa.


Qual a sua opinião sobre este assunto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentário em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário