Oops!? A RTX 4080 não está a vender! (Ainda bem!)

Não é novidade para ninguém que a NVIDIA exagerou um bocado nos preços da nova geração de placas gráficas. Mas, enquanto a RTX 4090 foi um gigantesco sucesso comercial ao vender mais de 130 mil unidades em pouco mais de um mês, a RTX 4080 parece estar a sofrer nas prateleiras das lojas.

A placa que fica abaixo da RTX 4090, mas promete uma performance significativamente acima da RTX 3090 Ti da geração passada, é obviamente uma placa gráfica poderosa, mas é também cara, muito provavelmente demasiada cara para ter sucesso no atual mercado.

A NVDIA está a falhar, mas na verdade, ainda bem! Consegue imaginar um mundo em que esta empresa faz o que quer, e lança tudo aos preços que bem entender?

Oops!? A RTX 4080 não está a vender! (Ainda bem!)

Portanto, a procura pela RTX 4080 está muito abaixo do esperado, especialmente após o estrondoso sucesso da RTX 4090 que esgotou em vários mercados chave, logo nas primeiras horas de disponibilidade.

Isto é muito curioso, porque nos últimos anos, a NVIDIA tem feito basicamente o que lhe dá na gana, e mesmo assim, esgota tudo, ou quase tudo, numa questão de horas ou dias. Isto não aconteceu com a RTX 4080, e muito provavelmente, é uma tendência que veio para ficar, tal é o exagero nos preços, e realidade económica em várias regiões do globo.

Em suma, se quiser uma RTX 4080, força, vá comprar. Há stock! Mas por favor não o faça. A NVIDIA tem de perceber que estes preços são um exagero. Um pouco à imagem daquilo que aconteceu com a AMD esta semana, que já se viu obrigada a baixar os preços dos Ryzen 7000, por também estarem a ter algumas dificuldades no mercado.

De forma muito resumida, apesar do poderio base da RTX 4080, o seu preço por euro não é o melhor relativamente a modelos já existentes, e na verdade, é uma placa gráfica que fica bastante longe dos níveis de performance da RTX 4090. Faz sentido pagar 1200 ou 1300€ por uma placa que nem é topo de gama? Claro que não.

Mas o problema não está apenas na RTX 4080!

Os consumidores também estão à espera daquilo que a AMD tem para oferecer nas mais baratas, e aparentemente capaz de níveis de performance muito similares, Radeon RX 7900 XT e XTX.

Placas que chegam ao mercado já no início de Dezembro.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nesta placa? Ou é um lançamento que faz pouco sentido aos preços atuais? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

A classificação de potência oficial de uma consola PlayStation...

Air Fryer: vale a pena comprar uma fritadeira sem óleo?

As fritadeiras de ar quente que também são conhecidas...

Dezembro + Netflix = Novos projetos brutais! Vai adorar!

Depois de já termos mencionado alguns dos projetos que...