Sábado, Setembro 27, 2025

One UI 7 tem novidade que devia chegar ao Calendário Google

Durante muito tempo, a aplicação de calendário da Samsung era uma das primeiras a ser desinstalada ou substituída pelos utilizadores que preferiam o Calendário da Google.  Especialmente na era do antigo TouchWiz. No entanto, com a chegada do One UI 7, a Samsung fez uma transformação completa na sua aplicação, tornando-a numa das melhores opções disponíveis no ecossistema Android e algo que a Google devia adicionar ao seu calendário.

One UI 7 tem novidade que devia chegar ao Calendário Google

Com o One UI 7, o Calendário da Samsung deu mais um passo em frente ao introduzir processamento de linguagem natural. Trata-se de uma funcionalidade que muitos gostariam de ver replicada pela Google.

Graças ao suporte para Gemini, a assistente de IA da Google chega agora integrada nos dispositivos Samsung. Assim aplicações como o Calendário da Samsung ou a app de Lembretes conseguem interpretar de forma inteligente os detalhes de um evento diretamente no título. Por exemplo, se escrever algo como “Jantar com a Marta daqui a uma semana, sábado às 20h”, a aplicação reconhece a data e hora automaticamente e sugere criar o evento para o momento certo. Um simples toque na sugestão e o evento cria-se de imediato. Tudo sem precisar preencher os campos manualmente como refere o site AndroidAuthority.

Embora aplicações como o Todoist já ofereçam esta funcionalidade há algum tempo, é ótimo ver estas capacidades a chegar a apps nativas, especialmente com uma implementação tão refinada como a da Samsung. Aliás, o sistema do One UI 7 consegue interpretar expressões mais complexas e contextuais do que algumas apps populares.

A única limitação? A app da Samsung mantém o texto original no título do evento. Isto ao contrário de outras apps que “limpam” a informação temporal e deixam apenas o conteúdo principal (por exemplo, “comprar leite” em vez de “comprar leite amanhã às 19h”).

Já o Calendário da Google continua sem esta funcionalidade. Trata-se de algo surpreendente, considerando que a IA Gemini já consegue interpretar comandos semelhantes. Esperemos que a Google traga rapidamente esta funcionalidade ao seu calendário nativo — porque a Samsung, desta vez, ficou à frente.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙